quarta-feira, 3 de junho de 2015

LULUZINHA - PIRRALHOS ESPERTOS - Babás sem direitos trabalhistas!

Olá.
Hoje, continuaremos, sem mais interrupções – nem mais um lançamento de interesse esta semana – a série sobre os álbuns de Luluzinha pela Pixel Media. Esta explanação “celebra” a memória dos gibis de linha da personagem, finados em abril de 2015 antes de cumprir quatro anos nas bancas.
E hoje o álbum da vez foi o penúltimo lançado até agora: LULUZINHA – PIRRALHOS ESPERTOS.


A partir deste álbum, lançado em junho de 2014 – três meses depois de Bolinha e os Homenzinhos de Marte – a coleção perde um pouco o caráter histórico, por diversas razões: primeira, porque é composta apenas de histórias já publicadas anteriormente nos gibis de linha – nenhuma inédita até o lançamento do álbum. Segunda, porque não traz prefácio nem texto introdutório contando a história dos personagens. Terceira, porque as histórias não trazem as datas da publicação original das mesmas. É praticamente apenas um almanaque de melhores histórias, só que com 128 páginas, papel couché, lombada quadrada, e apenas a informação de que as histórias foram produzidas por John Stanley e Irving Tripp.
Conforme entrega a capa, o tema do álbum são as histórias envolvendo os meninos terríveis da série, Carlinhos e Alvinho.
Carlinhos é o primo pequeno do Bolinha, que se parece fisicamente com ele – até no modo de vestir. A diferença é a índole: Carlinhos é um menino levado, mas geralmente não por querer. E o primo Bolinha é quem tem de servir de babá ao menininho. Boa parte das confusões geradas se dá quando Bolinha, que acha o menino inconveniente a seus planos de diversão, tenta a todo custo se afastar dele.
Alvinho, por sua vez, já é um velho conhecido do público – tanto que até mesmo tem destaque solo. Em Luluzinha – Primeiras Histórias, o leitor pôde ver como se deu a evolução do personagem, do “perigoso” carequinha de bonezinho vermelho ao “perigoso” menino de macacão azul e topete. O garotinho terrível é uma espécie de nêmese de Luluzinha, que foi designada sua babá. A melhor maneira que a menina encontra para mantê-lo longe de encrencas é contando-lhes historinhas, mas nem sempre com o resultado esperado – até aqui, não disse nada que o leitor não saiba do universo de Luluzinha e turma.
Ambos possuem em comum, mesmo, a capacidade de, em geral, conseguirem se dar bem em cima de seus respectivos cuidadores.
LULUZINHA – PIRRALHOS ESPERTOS intercala histórias com a presença de Carlinhos com as que tem a presença de Alvinho. Tem as histórias só com Bolinha e Carlinhos; tem as só com Luluzinha e Alvinho; uma só com Bolinha e Alvinho; tem as em que aparecem três personagens: Bolinha, Lulu e Carlinhos, ou Bolinha, Lulu e Alvinho. Mas nunca os quatro juntos, entendendo-se que Carlinhos é exclusivo do universo da revista do Bolinha, e Alvinho, pertencente ao da revista da Luluzinha, mas que pode ser emprestado à revista do Bolinha. E, bem, teoricamente, juntar Carlinhos e Alvinho é pedir para “morrer” – usando asd expressões mais modernas dos dias de hoje. Às vezes temos a presença dos outros personagens da turminha, Carequinha, Aninha, os meninos do clubinho, a Turma da Zona Norte, Glorinha... E, com isso, Carlinhos e Alvinho acabam passando para o “elenco de apoio” dessas tramas, apenas observando ou fazendo atuações discretas. E, antes que perguntem, não, neste álbum não temos Luluzinha contando suas historinhas nonsense para Alvinho.
Bueno. As histórias.
O Primo Carlinhos já saiu em Bolinha # 1 (Pixel), como a primeira mostra da relação conflituosa entre Bolinha e seu “gêmeo”.
Por sua vez, A Babá do Alvinho (anteriormente em Luluzinha # 19, Pixel) é meio que uma “história de estreia” da difícil convivência entre Luluzinha e o menininho.
Chuva de Peixe (anteriormente em Bolinha # 25) mostra a capacidade de Carlinhos se dar bem à custa das ideias tidas por Bolinha.
A história seguinte, sem título (publicada em Luluzinha # 1), com a participação de Aninha, é a mais politicamente incorreta do álbum, mostrando Alvinho em seu lado sem coração.
A Roupa Suja (Bolinha # 22), com uma arte mais “tosca”, mostrando que Carlinhos também pode se dar mal.
Alvinho na Praia (Luluzinha # 23) traz o menininho aprontando no local – e saindo impune. Por seu turno, Luluzinha também apronta, sozinha...
Pique-esconde (Bolinha # 34) mostra que há uma razão de ser para que Bolinha e Alvinho vistam roupas iguais: o recurso permite as famosas comédias de engano e de troca de identidade. Útil inclusive para render bandidos!
Um Sábado Agitado (Luluzinha # 33) é uma aventura conjunta – e cheia de situações engraçadas – de Luluzinha, Alvinho e Bolinha. Com os dois marmanjos, o trabalho da menina é dobrado.
Prisioneiro de Guerra (Bolinha # 8) mostra que às vezes, Carlinhos pode ser útil ao clubinho dos meninos – principalmente no combate à Turma da Zona Norte. Mas integrá-lo ao clubinho, em verdade, é suicídio!
O menino-bala (Luluzinha # 3) tem Alvinho apenas no elenco de apoio, quase que só observando Luluzinha e Aninha tentando descobrir como os meninos do clubinho conseguem realizar um truque fajuto, porém quase realista.
O anfitrião (Bolinha # 2) mostra como é difícil para Bolinha passar uma noite de sono tranquila ao lado de Carlinhos.
O Tesouro do Porquinho (Luluzinha # 15) tem a atuação discreta de Alvinho. O grosso da história é formado por Luluzinha tentando esconder seu cofrinho de possíveis ladrões. Alguém pensou nos meninos do clubinho?
Carlinhos Mete a Mão (Bolinha # 4) mostra que o “mini-Bolinha” só complica quando se mete nos apuros que ele mesmo provoca. E Luluzinha acaba envolvida, junto com Bolinha, na encrenca!
Um Alvinho Demais (Luluzinha # 25) é mais uma aventura conjunta entre Lulu, Bolinha e Alvinho, na praia. E ainda tem um sósia do menininho na jogada!
O Machado de Guerra (Bolinha # 24) mostra Carlinhos no elenco de apoio, em participação discreta em novo conflito entre Bolinha e a Turma da Zona Norte, que se desdobra na aula de violino do gordinho.
O Disco do Alvinho (Luluzinha # 20) traz o menininho em seu lado mais “chato de galochas”. E quem paga o pato pela perda da tranquilidade é o pai de Luluzinha.
Cheiro de Bolinho (Bolinha # 32) é a história com Carlinhos apenas no elenco de apoio. Sua participação é importante no começo, e só. É Bolinha quem conduz o restante da ação para possibilitar que seus amigos do clubinho filem o lanche que Glorinha vai preparar.
E, encerrando, Um Ato de Bravura (Bolinha# 33) é uma história de Bolinha com Alvinho, sem Luluzinha. O gordinho usa os préstimos do menininho para se dar bem com o pessoal do clubinho.
Diversão descompromissada aos fãs de Luluzinha, que mais uma vez ficará fora das bancas – ao menos, até outra editora assumir o gibi, ou a Pixel reconsiderar a decisão de encerrar a história por aqui. Mas LULUZINHA – PIRRALHOS ESPERTOS é ainda fácil de encontrar em gibiterias e sites. Preço de capa: R$ 16,90.
Na próxima postagem, hei de trazer o último álbum lançado até agora. Aguardem, e torçamos para que nada interfira na harmonia blogueira!
Para encerrar, trago mais um trecho do meu livrinho teórico de HQ, Quadrinhos, Conceito e Prática, manual estrelado pela Turma da Letícia para elaboração de HQ. Aprenda mais sobre os rudimentos da linguagem e da elaboração de HQ!
E, na próxima postagem, além da resenha do último álbum, se o Grande Desenhista do Universo permitir, trago as páginas finais do método QCP.

Até mais!

Nenhum comentário: