sexta-feira, 12 de junho de 2015

O que teve novamente para ler sobre super-heróis - and the nighsty is coming again!

Olá.
Depois da maratona de postagens das semanas anteriores, tive de mandar o computador para fazer uma revisão em uns programas - mas agora, tudo resolvido e até melhor, hoje vou falar de... revista. Não exatamente quadrinhos.
Quase seis meses atrás, estive falando de algumas publicações informativas, que estiveram nas bancas de revistas entre 2012 e 2014, sobre super-heróis, aproveitando o atual boom de filmes sobre o tema. Pois uma das revistas que mencionei ganhou continuidade agora, em 2015: o Almanaque dos Super-Heróis da editora Alto Astral. Olhem aí:



Almanaque dos Super-Heróis # 2 saiu em meados de abril de 2015, aproveitando a comoção pelo lançamento do filme Os Vingadores 2 - A Era de Ultron. Não assisti nem o primeiro ainda, não vi todos os filmes da nova franquia cinematográfica da Marvel (somente o primeiro Homem de Ferro, o primeiro Capitão América e o primeiro Thor), mas não por falta de interesse...
Com relação ao primeiro almanaque, publicado em 2014, a qualidade deu uma, digamos assim, "baixadinha". Pensar que, apesar de alguns deslizes, o primeiro Almanaque foi a melhor revista informativa das editoras menores do Brasil, que tentavam puxar uma brasa para a sua sardinha no mercado de publicações informativas sobre Super-Heróis... E a Alto Astral, depois de um fôlego inicial, já deu uma reduzida na sua linha de HQs, infelizmente...
Well. A revista tem textos de Carolina Vieira e Thiago Koguchi, e suas enxutas 36 páginas - contando capa - são divididas em capítulos. Alguns dos textos não falam mais do que o que foi dito no Almanaque # 1. Tem algumas novidades com relação à edição anterior, mas basicamente, repetindo o que foi dito.
A primeira matéria, Além do Cinema, relaciona as atuais séries de TV baseadas em super-heróis: Gotham, Arrow, The Flash, Agents of S.H.I.E.L.D., Agent Carter e as que ainda estão por vir (destas, Demolidor já estreou).
A matéria seguinte é sobre os heróis que aparecem em Os Vingadores 2. Pouca novidade: os heróis principais, Thor, Hulk, Homem de Ferro e Capitão América, já ganharam ficha na edição anterior, então aqui só tem repetição. Destaque apenas para os acréscimos à superequipe, como Falcão, Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Visão. Pior que os textos são rasos, e a maior parte das páginas é ocupada com pôsteres dos atores do filme.
Outra repetição está na matéria Sempre Unidos: pouca novidade com relação às fichas das superequipes das HQ, como Liga da Justiça, X-Men, S.H.I.E.L.D., Quarteto Fantástico, Tartarugas Ninja e Guardiões da Galáxia.
Apesar de haver mais repetições, a matéria Fora dos Holofotes, sobre heróis que ganharam adaptações para cinema e TV mas andam sumidos da grande mídia, vale pelos acréscimos interessantes. Sobre Fantasma, Mandrake, Mulher Maravilha e Robin, praticamente nada que não tenha sido dito no Almanaque # 1; mas sobre Rocketeer, Aquaman, Miss Marvel e o brasileiro Judoka, aí sim reside a novidade!
Novidades também na matéria Super Sentais, sobre as superequipes japonesas dos tokusatsu (séries live-action): falando de Changeman, Flashman, Maskman e Goggle Five. Muito breve, mas essencial.
As duas últimas matérias são novidades absolutas! Onde Tudo Acontece arrola quatro locais onde se passam aventuras já conhecidas das HQ e do cinema: Gotham City, do Batman, Basin City, da série Sin City, Smallville, do Superman, e Asgard, mundo de Thor.
E, finalmente, Confrontos Históricos: lutas entre superamigos e entre super-heróis e vilões. Batman vs. Superman, Batman vs. Coringa, X-Men vs. Magneto, Superman vs. Lex Luthor e o megaevento DC vs. Marvel, de 1996.
A qualidade baixou por causa dos textos muito breves e das repetições de temas. Dá pra ler toda a revista em menos de 30 minutos. Mas complementa a edição anterior, verdade.
E, para desgosto de alguns, também já se encontra esgotada em algumas praças. Mas ainda é possível encontrar a edição se o seu jornaleiro não tiver se livrado do encalhe. Preço de capa: R$ 9,90.
Ainda vivemos a Era que já era: a Era dos Super-Heróis. E o calendário de lançamentos de filmes de super-heróis nos cinemas ainda vai longe: estão programados para 2015, ainda, Homem-Formiga, o reboot de Quarteto Fantástico, Superman vs. Batman e sei lá mais qual...
E, sabe o que eu acho? O Brasil poderia aproveitar o nicho para promover, entre os próprios brasileiros, filmes de heróis brasileiros. Por que não começar tratativas para adaptar Raio Negro, Garra Cinzenta, Vulto e outros quetais das HQ nacionais para o cinema, em vez de fazer apenas filmes de favela, comédias com atores globais e filmes de nordeste? O Brasil não tem a infraestrutura necessária para produzir blockbusters, é isso? Ou será que o brasileiro é que é intelectual demais para investir em "subprodutos da cultura pop" como super-heróis? Afinal, é tão mais interessante denunciar a realidade nacional através da ficção... como se já não bastassem os telejornais...
Depois eu desenvolvo o tema. Por hora, pensemos no que falei...

Para encerrar, uma celebração. Um de nossos heróis (ou melhor, anti-heróis) brasileiros voltou a dar sinal de vida!
Falo do meu amigo Rogério Martins, vulgo Nights Yoru, que voltou a atualizar o blog de seu personagem, o Nightsy the Comics (www.nightsy.com/)! Sua última atualização tinha sido em 2013 - e, desde então, o blog passou quase dois anos congelado!
Para comemorar, vou divulgar uma série inédita de tiras do Nightsy... que eu desenhei. Vocês devem saber que eu fiz a minha própria série de tirinhas do Nightsy, que o próprio Nights Yoru publicou no site dele, nas páginas de fanart do blog.
Esta sequência também foi enviada ao Nights, mas, por alguma razão, ele não publicou. Está inédita desde 2013.
E, por consequência, estas tirinhas ficaram datadas, pois tratam de dois grandes hits pop que já saíram de moda: a febre dos palhaços Patati e Patatá - que, além de programas de TV, estrelavam propagandas até de lojas de eletrodomésticos - e o viral de internet dos "pôneis malditos" - uma criticada propaganda de carro que virou uma febre momentânea. A sequência com Nightsy e seus amigos Luís e Amy junta os dois memes.
Agora, é torcer para que o retorno do Nightsy seja para valer. Já estou cansado de ver tantos blogs bons e promissores morrerem - e às vezes antes de um ano de existência na blogosfera. Eu mesmo me esforço para manter o meu sempre ativo, não vou decepcionar meus amigos e fãs, comigo não tem essa.
Em breve, novidades. Aguardem.
Até mais!

Nenhum comentário: