sexta-feira, 19 de junho de 2015

Quadrinhos - Conceito e Prática - páginas faltantes e mais...

Olá.
Não tendo muito sobre o que falar hoje, vou cumprir, hoje, meio que uma promessa firmada nas postagens anteriores.
Há alguns dias atrás, estive publicando neste blog, em trechos, páginas de um livrinho que elaborei, uma vez, para um curso que ministrei no final da faculdade: o Quadrinhos - Conceito e Prática (QCP).


Era o ano de 2008. Eu concluía a faculdade de História da Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM), e, sob a orientação do professor Francisco Estigarribia, ministrei uma oficina de quadrinhos para educadores, ou melhor, aspirantes a educador, para aplicação de atividade de elaboração de HQs em sala de aula. As aulas foram ministradas no Centro de Educação da UFSM.
Como material de apoio, e sob sugestão do Prof. Estigarribia, elaborei um material teórico, e em quadrinhos, o que, por si, já facilita o aprendizado e cria uma metalinguagem. Usei como personagens a Turma da Letícia, então pouco conhecidos - a Letícia saía no caderno Teen do jornal A Razão, onde o Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., mantinha uma página.
Bem. Há dias resgatei o livreto de 17 páginas dos meus arquivos, e disponibilizei. E, hoje, disponibilizei o material, na íntegra, no blog onde colaboro, o Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/). Para os professores aprenderem como se faz HQ, e poderem aplicar os princípios em sala de aula!
E mais: também estou deixando um material extra. Cinco pranchas ilustradas com os elementos constitutivos de uma HQ, para complementar as explicações! Tudo isso está disponível no Educar é Viver. E, aqui, no Estúdio Rafelipe, só faltavam as pranchas. Olhem-nas aqui:
Quanto aos alunos da oficina que ministrei, não tenho como saber se eles ministraram meu método. Mas dei minha contribuição aos educadores. Agora, o resto é com vocês. Prestigiem nossos blogs, e espero que consigam passar aos estudantes as noções básicas para se fazer uma boa História em Quadrinhos. Uma das coisas que eu mesmo, como quadrinhista, levo muito a sério.
Em breve, o QCP também estará disponível no Blog da Letícia (http://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/). Avisarei quando.
Até mais!

Nenhum comentário: