domingo, 16 de outubro de 2016

6 anos de Blog da Letícia!

Olá.
Hoje, dia 16 de outubro, tem celebração na Rede Rafelipe de blogs.
O celebrante de hoje é o Blog da Letícia, que hoje completa 6 anos de existência!


O Blog da Letícia é o segundo blog da Rede Rafelipe, como todos sabem; a minha personagem Letícia existe desde 2004; em 2008, quando inaugurei o blog Estúdio Rafelipe, Letícia fora escolhida como carro-chefe das tiras, antes do Teixeirão ser ressuscitado e dos Bitifrendis ganharem vida. E, em 2010, no dia 16 de outubro, Letícia ganhou um blog próprio.
Sua série de tiras atualmente está em 817 tiras originais, mais algumas HQs longas - incluindo crossovers com o Benjamin Peppe de Paulo Anjos, publicadas nos gibis do personagem lançados pelas editoras Júpiter 2, Universo Editora e de forma independente - e várias ilustrações com ela e seus amigos.
O núcleo original da personagem compreendia Letícia, seu bicho de estimação, o gato Gatudo, e os amiguinhos Gustinho, Manél, Aristeia e Simoninha. Com o tempo, a turma ganhou acréscimos: a mãe e o pai da Letícia, e a avó da menina, Felícia; a mãe e o pai do Gustinho; a mãe e o pai da Simoninha; Lili, a gata de estimação da Aristeia, que recentemente teve seu visual mudado; o Rato, o ratinho "de estimação" do Gatudo (reciclado de uma tira antiga que eu produzia bem antes); Marieta, o "quelônio" de estimação do Gustinho; o cachorro Babá, antes um cão de rua, mas que recentemente foi adotado pelo Manél; e os acréscimos recentes: o coelho Geraldo, o hamster Sr. Pongue e o passarinho Joaquim, pets de estimação da Simoninha; a menina Hana, ou Rã, e seu pai; a turma de amigos de Dona Felícia; e a Rata.
Bem, é o mínimo a saber sobre esta personagem, que significa tanto para este que vos escreve.
Para marcar a passagem dos anos, como tem sido regra na Rede Rafelipe, o Blog da Letícia teve seu logotipo mudado, cuja proposta já foi adotada pelo Blog do Teixeirão e pelo Estúdio Rafelipe - procurar imitar o estilo das fotografias do início do século XX, dado o esforço em evocar essa época e o século XIX em resenhas de livros e séries recentes, como O Açougueiro.
Confiram em https://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/ o novo logotipo, e digam: como ficou? Se insistirem, eu conto alguns segredos da produção do mesmo...
E agora, confiram os logotipos anteriores do Blog da Letícia! O que entrou no ar em 2010...
...em 2011...
...em 2012...
...em 2013...
...em 2014...
...e em 2015.
O próximo passo será conseguir uma versão impressa da personagem, indo além dos gibis do Benjamin Peppe. Não sei ainda como obter esse feito, mas vocês serão avisados assim que eu conseguir.
Mas, por enquanto, obrigado a todos que prestigiam o Blog da Letícia e a Rede Rafelipe em geral!
Acessem também o Blog dos Bitifrendis e o Blog do Teixeirão!
E vamos em frente! Vamos provar que a crise é apenas uma ilusão para tentar nos fazer parar!
Ah: conheçam também a página da Letícia no Facebook: www.facebook.com/leticiatirinhas.
Até mais!

Nenhum comentário: