segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Um blog, uma marca alcançada e um apelo...

Olá.
Hoje é um dia especial para o blog Estúdio Rafelipe - e para a Rede Rafelipe, como um todo.
Antes de dizer do que se trata, vou recomendar a vocês um novo blog. Este blog está iniciando agora, mas já conta com uma novidade.


Este blog é o da Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Paim Borges, de Vacaria, RS, minha cidade. E, como vocês podem supor, como continuamente vivo resenhando livros neste blog, eu frequento esse lugar.
Não faz muito tempo, membros da Biblioteca Pública de Vacaria se juntaram a representantes da comunidade para formar a ABT - Associação Amigos da Biblioteca Pública Theobaldo Paim Borges. Entre as ações da ABT, está a divulgação da Biblioteca Pública. E, claro, uma dessas ações de divulgação passa pela internet: redes sociais, blogs. Logo, o blog da Biblioteca Pública é uma forma de divulgar na rede mundial o que a Biblioteca faz para promover a cultura de boa qualidade aos cidadãos.
A grande novidade é a seguinte: um dos colaboradores do blog da Biblioteca... sou eu. Sim! Rafael Grasel, editor do Estúdio Rafelipe, desde hoje, 3 de outubro, estou colaborando com o blog da Biblioteca Pública, resenhando livros de seu acervo. O Blog da Biblioteca Pública de Vacaria, portanto, é o terceiro blog, editado por terceiros, onde presto colaborações - os outros são o blog Educar é Viver (https://orientarpedagogos.blogspot.com.br/) e o do Quadrinhos S. A. (https://quadrinhossa.blogspot.com.br/), os quais colaboro eventualmente.
E já coloquei minha primeira resenha no blog da Biblioteca. De mais, o blog, por hora, colocou textos de divulgação do local. Como a ação recém está iniciando, não é possível esperar muitas coisas. Em breve, mais colaboradores haverão de entrar, para colocar mais conteúdo. Acompanhem: https://bpmtheo.blogspot.com.br/.
E, bem: neste dia 3 de outubro, também marca mais uma marca alcançada por este blog...
Isso mesmo: 1100 postagens! Posso dizer quando foi o momento em que o Estúdio Rafelipe alcançou 1000 postagens: foi no dia 3 de setembro de 2015. E, desde então, estamos indo sempre para a frente, criando fontes de informação e complementando as já existentes.
E continuamos seguindo, rumo a 2000 postagens e além.
Como puderam ver, essas marcas do blog costumam ser assinaladas com uma ilustração especial - e a desta ocasião marca uma mudança no conceito das ilustrações. Pode parecer presunção de quem está editando este blog, pode parecer arrogância, mas é para chamar a atenção, mesmo.
Oh: no detalhe, a ilustração mostra os dois super-heróis chamados Raio Negro - o norte-americano, da Marvel Comics, e o brasileiro - em uma "campanha" pela tolerância no fandom mundial. Abaixo, a versão "ampliada" e revista do cartaz:
Tenho pensado nas ferozes discussões que hoje se observam: fãs de heróis estrangeiros costumam menosprezar e falar mal dos heróis brasileiros. Mas o contrário também aparece: fãs de heróis brasileiros incitam o ódio contra os heróis estrangeiros. E tanto um quanto o outro possuem a tendência de fazer suas argumentações com a pior educação possível. Acreditem: eu já fui vítima de gente assim.
Por isso, defendo uma harmonia entre os fãs de HQ estrangeira e HQ brasileira. O mundo da cultura pop não pode ser um só, com vários mundos convivendo sem contendas, com mortos e feridos, em um mesmo mundo? Sem questão de "um é melhor que o outro"? Será que não aprenderemos a respeitar os gostos dos outros? Não podemos defender os nossos gostos sem partir para a agressão gratuita, física e/ou psicológica? Será que heróis de todo o mundo não podem se unir em prol de uma mesma causa, independente do universo o qual pertençam?
Enfim, vocês devem estar me entendendo. A imagem do Raio Negro brasileiro abraçando o Raio Negro dos Inumanos diz muita coisa - ou pelo menos pretendi fazer dizer. Espero que tenham entendido - e não me odeiem por isso.
Enfim. Aguardem novidades.
Comecei tão eufórico, e agora termino esta postagem meio amuado. Ooh.
Até mais.

2 comentários:

Fabrício disse...

Cara, muito legal o blog da biblioteca municipal. Tu e a equipe toda são ótimos!!!

Anônimo disse...

Não haverá paz enquanto continuarem divulgando mentiras que nossos personagens são cópias enquanto nossos personagens que são copiados, enquanto divulgarem datas de criação erradas ignorando publicações anteriores existentes e escondendo das pessoas que foi no Brasil que surgiu o primeiro super-herói do mundo, PRÍNCIPE OSCAR, de GUSTAVO BARROSO!

AÇÃO DOS QUADROS AO VIVO BRASILEIRO!