segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Dia do Saci ainda existe...

Olá.
No dia 31 de outubro, a maioria das pessoas está pensando em comemorar o Halloween, o dia das bruxas. Mas setores da cultura brasileira preferem divulgar o dia como sendo o Dia do Saci. Como forma de promoção da cultura brasileira, e como resistência à importação da maneira norte-americana de celebrar a antevéspera do Dia de Finados.


O Saci-Pererê foi escolhido como símbolo do folclore nacional para tentar se contrapor às bruxas, vampiros, zumbis e outras criaturas que as pessoas insistem em tornar pop - como se sacis, curupiras, iaras ou mulas-sem-cabeça não tivessem o menor valor.
Bem. Foi pensando no Dia do Saci que resolvi dar uma contribuição para a data. Algumas contribuições simples, singelas, tocado por algumas manifestações nas redes sociais.
Duas delas se encontram nos blogs onde estou colaborando: o Educar é Viver e o Blog da Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Paim Borges. Na realidade, é a mesma contribuição, em dois lugares. Confiram nos endereços:
- https://orientarpedagogos.blogspot.com.br/
- https://bpmtheo.blogspot.com.br/.
Para o blog, vou deixar esta ilustração feita especialmente para o #albumsacizada, uma iniciativa do cartunista Moacir Torres para o Facebook. São sacis em celebração na floresta.
Acima, vocês também puderam ver algumas ilustrações antigas já publicadas aqui no blog, especialmente para este dia - de diferente, só a ilustração recente, acima.
Tem dias que só acabo tendo ideias de jerico para abastecer este blog, motivadas por um senso de nacionalismo. Como nos primeiros tempos do blog. Mas, no final, essas iniciativas não alcançam o sucesso pretendido. Por que será?!
Até mais!

Nenhum comentário: