terça-feira, 11 de maio de 2010

Atividade 2.7 - O Registro Digital da Experiência

A turma 51 da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Inácio Velho, São José dos Ausentes, composta de 15 alunos, em 10 aulas realizaram consultas em sites da internet e livros na biblioteca da escola, sob a orientação do professor, as principais características do sistema solar no qual se localiza o planeta Terra. A posição dos planetas com relação ao sol, suas respectivas órbitas, satélites e principais movimentos (rotação e translação), na aula de Ciências com a professora Juçara.
Trabalharam no laboratório de informática sob a orientação da professora Gilda. Com a Professora Lourdes de Português confeccionaram as histórias. Com o Professor Rafael em História analisaram esquemas antigos sobre a organização do Universo e sobre o funcionamento do calendário, baseado nos movimentos da Terra, do Sol e da Lua.
Perceberam a diferença referente à posição do Sol e da Terra, nos esquemas propostos por Copérnico e pelo esquema proposto por Claudio Ptolomeu onde o sistema é geocêntrico, a Terra ocupa o centro do Universo, e no esquema de Copérnico o sistema heliocêntrico, onde o sol ocupa o centro do Universo.
Com a professora Marlove fizeram cálculos baseados na velocidade da luz, onde conheceram que um ano-luz é a distância que a luz percorre no espaço de um ano, e esta distância equivale a cerca de 10 trilhões de quilometro.
Em Arte com a professora Juçara confeccionaram os personagens para o teatro da varas .
O trabalho foi muito interessante, o foco maior foi dado ao planeta Terra e ao Sol, como podemos observar nas falas de um grupo.
Os objetivos foram atingidos e os conhecimentos foram os esperados, conforme depoimento dos alunos.
Com este projeto observamos que o trabalho com projetos e interdisciplinaridade definindo objetivos e estratégias comuns fica maravilhoso o trabalho e o rendimento esperado é possível.
Para outros projetos ou trabalhos futuros o importante é sempre planejar e pesquisar.

BIBLIOGRAFIA

Valle, Cecília - Terra e Universo, 5ª série – 1ª Ed. - Curitiba – Positivo – 2004
http://pt.wikip
http://buscador.terra.com.br/default.aspx?source=Searchedia.org/wiki/Sistema_Solar
http://www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/
http://www.slideshare.net/valdeniDinamizador/utilizando-o-laboratorio-de-informatica

Nenhum comentário: