sábado, 1 de maio de 2010

XAXADO no. 1

Olá.
Quem acompanha a saga dramática dos quadrinhos brasileiros sabe que, ultimamente, a internet tem sido a tábua de salvação dos artistas ávidos por divulgar seu trabalho. Como este que vos digita.
Bem, sabemos que é difícil encontrar quadrinhos feitos no Brasil por brasileiros nas bancas brasileiras. Mas quando um quadrinho brasileiro chega às bancas, é coisa boa. E, se resiste, é motivo de comemoração.
Com esta introdução, vou falar do mais recente lançamento de HQ no mercado nacional: XAXADO.
XAXADO é o personagem mais atualmente conhecido do cartunista baiano Antônio Luis Ramos Cedraz. Desde os anos 80, o baiano nascido no município de Miguel Calmon criou e publicou diversos personagens, dentre os mais conhecidos são Zé Bola, Joinha, Sabino e Pipoca. Lembro que uma vez eu tive o primeiro gibi da turma do Pipoca, lançado pela editora Sisal no final dos anos 1990. Já Joinha foi um dos personagens que dividiram espaço com o herói italiano Akim, na revista publicada pela editora Noblet em 1983. Além de Cedraz, outros autores que bizarramente dividiam a revista com o herói baseado em Tarzan eram Tavinho, Taturana Tulipa e Buana Savana, de Tony Fernandes.
Bem, o XAXADO foi criado em 1998, e se tornou o mais conhecido personagem de Cedraz. Com ele, Cedraz ganhou projeção nacional fora do eixo Rio-São Paulo, e ganhou diversos prêmios - foi inclusive reconhecido como Mestre do Quadrinho Nacional no prêmio Ângelo Agostini.
Inicialmente publicado em forma de tirinhas no jornal A Tarde da Bahia, XAXADO já ganhou muitas revistas, gibis e livros - o mais recente reúne 1000 tiras do personagem. Os personagens estrelaram também diversas campanhas educativas, já ilustrou marcas de empresas particulares... enfim, com toda a forma de divulgação possível, XAXADO se tornou muito conhecido no país. Agora, XAXADO chega em uma nova revista, pela editora HQM - que já publica outro clássico nacional, Senninha.
Bem. XAXADO é uma HQ infantil - raridade em nossos dias que não seja Turma da Mônica - que, numa linha semelhante ao do Chico Bento de Maurício de Souza, retrata o nordeste brasileiro em todos os seus aspectos. Desde a seca e a esperança de chuva até a cultura popular brasileira, com seu folclore - lendas como o saci e a mula-sem-cabeça são comuns nas histórias do personagem. Também na tira são abordados temas como ecologia, relações humanas, questão agrária, política... vez por outra, os personagens fazem incursões na cidade grande, que se diferencia monstruosamente da pequena comunidade onde vivem, e até em lugares imaginários. E tudo isso com um humor inteligente, um traço fofinho e o linguajar típico do nordeste, cheio de expressões típicas como "oxi", "mainha", "vixi" e palavras terminadas com "im", que podem ser tanto as do plural como as no diminutivo: "passarim", "docim"... Algo muito familiar para quem acompanha programas de televisão que retratam o nordeste ou assistem filmes como O Auto da Compadecida.
Bem, os personagens principais da tira são: Xaxado, um garoto esperto e de espírito aventureiro, sempre usando um chapéu tipo gibão na cabeça; Zé Pequeno, o melhor amigo de Xaxado, guloso, boa vida e atrapalhado; Marinês, a namoradinha de Zé Pequeno, defensora da natureza; Marieta, a menina inteligente e amiga da língua portuguesa, que vez por outra vive corrigindo quem fala errado; e Arturzinho, um "mini-coroné", garoto rico e mimado que se acha o dono do mundo. Vez por outra, também aparece Capiba, o cantor, que quer ser um músico famoso. Outros personagens importantes são Tião, o empregado de Arturzinho, os pais do Xaxado e o padre da vila.
XAXADO, portanto, é um belo retrato do Brasil, não apenas do nordeste brasileiro.
A nova revista constitui-se de histórias de uma e várias páginas. Todas elas retratam as preocupações de Cedraz com a ecologia, as relações humanas, a divulgação da cultura popular brasileira e a educação. Os maiores destaques ficam por conta das seguintes histórias: Uma lição inesquecível, em que Xaxado e Zé Pequeno resolvem matar aula para ir pescar, e se envolvem com um misterioso velho; Mãe, em que a Mãe D'água discute com Arturzinho, e dá uma lição não apenas a ele, como a todos nós, sobre a necessidade de conservação da água; e O Som que Semeia a Vida, onde Xaxado encontro um chapéu e uma sanfona capazes de operar milagres - possíveis graças ao bom coração do menino. Participação especial de Luís Gonzaga, o "Rei do Baião". As outras histórias, Lugar Assim..., A Pescaria, Rei, O Dedo Duro, Crianças..., O Banho, Orelha de Abano e Olha a Concordância tem muito mais de divertido que de reflexivo.
As histórias da revista mesclam o reflexivo com o engraçado, o que é importante em quadrinhos desse tipo - onde o humor serve de denúncia contra a pobreza, a exploração, a falta de políticas públicas e a destruição da natureza.
E, completando a revista, tirinhas do personagem e passatempos.
Para quem quiser conferir e apoiar mais essa iniciativa, a revista está nas bancas ao preço módico de R$ 2,90, e com a promessa de ser mensal.
Uma mostra de que sim, existe vida nos quadrinhos nacionais!
Ah, eu ia me esquecendo: para conhecer melhor o Xaxado e os projetos desenvolvidos por Antônio Cedraz, acesse o site oficial: http://www.xaxado.com.br/. Lá há as tiras do personagem, informações sobre o autor e tudo o que foi publicado até agora do Xaxado, jogos e muito mais. Divirta-se!

MAIS LETÍCIA
E, para terminar, um novo arco de Letícia! Já que falamos em tiras, a oportunidade não poderia ser mais propícia.
Ultimamente, tenho postado Letícia em arcos, que é para o leitor poder acompanhar as situações interligadas.
Em breve, chego à tira número 150!
Por hora, estas são as de 132 a 142 desenhadas até agora. Desta vez, o destque é Manél e suas manias (ops, desculpe o trocadilho). Nesse quesito, ele só perde para o Gustinho.
E mais! Em breve, este novo arco estará disponível no Quadritiras (http://www.quadritiras.com.br/). Em breve, também, lá, as tiras do Nightsy (http://www.nightsy.com/) que eu produzi até agora, todas devidamente publicadas no site do meu amigo Nights Yoru.
Falando em Quadritiras, não deixem de acompanhar uma nova série que está sendo publicada ali: O Garoto Lindo. Muito interessante, sim!
Até mais!

Nenhum comentário: