sábado, 26 de maio de 2012

RECRUTA ZERO 2 - ele conseguiu voltar!

Olá.

Hoje, mais quadrinhos para vocês.
Este mês, a Pixel Media – como eu disse mais de uma vez, o selo de quadrinhos da Ediouro – largou nas bancas uma nova edição da nova revista do Recruta Zero, cerca de dois meses após o lançamento do primeiro número. O que foi mesmo muito estranho - afinal, a revista é pra ser mensal ou bimestral? Ainda não ficou claro.

A iniciativa, apesar de louvável – trazer para as bancas o melhor do humor em tiras, e com um personagem que andava meio fora do circuito editorial brasileiro – foi criticada por muita gente quando o número 1 saiu. Isso porque a revista se propôs a trazer de volta personagens célebres como o Zero e o Hagar, o Horrível, mas também publicou na antologia personagens que eram praticamente desconhecidos das novas gerações de leitores de HQ, como A Arca dos Bichos, Sam e Silo, Zezé e Cia. e Zé Fumaça. É de se pensar que, para poder republicar o Recruta Zero, a Ediouro precisou comprar um pacote da King Features Syndicate – a distribuidora estadunidense das tiras desses personagens para todo o mundo – e assim tornou a nova revista do Recruta Zero apreciável mais para leitores veteranos, que conhecem todos esses personagens há mais tempo e entusiastas das histórias das HQ, e afugentadora de leitores mais jovens.
Críticas à parte, a nova edição do Recruta Zero está aí, e no mesmo sistema do número anterior – publicando tiras e páginas dominicais de Hagar, Zero e outros personagens da King Features.
Bem. Como todos sabem, o Recruta Zero foi criado por Mort Walker em 1950; Hagar, o Horrível, foi criado em 1973, por Dik Browne; e os dois, juntos, criaram as tiras de Zezé e Cia em 1954. A coletânea traz vários outros personagens criados por Walker e Browne, e mais um personagem extra que não foi criado por eles.
Bão. A revista começa com a sequência de tiras do Zero, O Amor está no ar!. Nela, Zero inicia uma paquera com Dona Tetê, a estonteante secretária do General Dureza, líder do Quartel Swampy, e várias situações acontecem nos encontros entre os dois. Claro que o fato de Zero estar namorando Dona Tetê é recente – apareceu nas tiras mais recentes, produzidas por Mort Walker e seu filho Greg. Os leitores mais velhos se recordam que Zero, anteriormente, namorava a morena Bunny, mas ela foi deixada de lado por Walker, que tem a mania de fazer pequenas – e significativas – alterações nas suas tiras. Mas nunca se preocupou em dar uma promoção ao Recruta.
Prosseguindo, quem dá as caras é Hagar, o Horrível, em Hagar Vai à Luta!. Na sequência, são mostradas situações cômicas do viking em seus saques aos castelos da Inglaterra, muitas delas proporcionadas pelo atrapalhado ajudante Eddie Sortudo, nas tiras desenhadas por Chris Browne – que assumiu as tiras do pai, Dik, após a morte deste.
Em seguida, Zezé & Cia. Na sequência produzida por Brian e Greg Walker (filhos de Mort) e desenhada por Chance Browne (irmão de Chris), A Grande Reforma, o vizinho da família de Cazuza, Zé Preguiça, contrata Zozó (filho de Cazuza) e um amigo deste para pintar a casa.
A seguir, mais Zero. Tainha a Perigo mostra situações cômicas enquanto o Sargento Tainha está pendurado em um galho à beira de um precipício.
Em seguida, as páginas dominicais de A Arca dos Bichos, criação de Addison (pseudônimo de Mort Walker), que produz todas as páginas. Desta vez, não é material desenhado pelo assistente Frank Johnson, mas continuando a mostrar as situações cômicas com os animais que freqüentam a citada arca.
Na sequência, Zezé & Cia, trazendo novas situações com os lixeiros Zeca & Fiapo.
Prosseguindo, páginas com Sam & Silo, de Walker e Jerry Dumas. Mais situações cômicas com os incompetentes policiais da cidadezinha de Lagoa dos Patos.
Seguindo, Zero volta na historinha curta Ligações Perigosas, toda feita por Walker.
Mais Zezé & Cia na sequência. Um Dia com a Zezé traz situações com a bebê da família (conhecida também como Trixie). Peraí: a Zezé é a mãe ou a bebê? Agora pintou a dúvida.
Em seguida, Hagar, com a sequência Honi Precisa Casar!. Tiras trazendo a filha de Hagar e Helga, a bela, namoradeira e teimosa Honi – algumas trazendo o namorado “oficial” dela, o indolente bardo Lute. E, em outras, a adolescente recebe conselhos da mãe.
Aí, chegamos ao personagem extra: na edição anterior, foi o Zé Fumaça, de Billy de Beck e Fred Lasswell; nesta edição, quem aparece é um personagem muito mais querido: o marinheiro Popeye! Pena que sua aparição se resuma a UMA página dominical, produzida por Bud Sagendorf – ajudante do criador do personagem, Elsie Segar, que assumiu as tiras após a morte deste, em 1938. E mesmo essa página mostra Popeye como a gente o conhece – usando espinafre para resolver seus problemas.
E a revista termina com mais Zero: Piadas do Dentinho traz situações com o amigo idiota de Zero. Um dos coadjuvantes mais queridos da tira – e este, sim, é chamado de Zero nos EUA, enquanto que o nome original de Zero é Beetle Bailey.
Está aí. E esperamos que esta revista tenha vida longa. Quem quiser conferir, já está nas bancas, a R$ 4,50. Mesmo preço da edição anterior, mas ta legal.
Para encerrar: como faz tempo que não trago tiras da Letícia, eis aqui as primeiras tiras da nova sequência que já está no ar no blog da personagem. Quem acompanha, já sabe: resolvi dar ao Gustinho, o amigo da minha menina, um bicho de estimação. Eis então as primeiras tiras que precedem a parição da tartaruga Marieta – não, tartaruga não: cágado. Quem acompanha sabe que, por uma correção do Manél, não dá pra chamar o bicho do Gustinho de tartaruga – cientificamente, tartarugas, jabutis e cágados são diferentes do que pensa o senso comum. Continuem acompanhando!




Até mais!

Nenhum comentário: