domingo, 25 de janeiro de 2015

Descobertas e reparações... (parte 2)

Olá.
Na última postagem, eu falei de uma descoberta feita em tempos recentes: as edições antigas de livros teóricos de HQ que eu já havia resenhado aqui.
A editora Geek havia lançado os livros 301 Mangás e 101 Super-Heróis em 2014. Mas acabei descobrindo que são versões “atualizadas” de livros lançados anteriormente pela Discovery Publicações.
Já falei das diferenças entre 300 Mangás, de Heitor Pitombo, pela Discovery, e 301 Mangás, pela Geek. Hoje, vou fazer a comparação entre os livros 100 Super-Heróis e 101 Super-Heróis.

Dá para saber que 100 Super-Heróis – Os Segredos, Origens e Melhores Momentos dos Grande Ídolos dos Quadrinhos, da Discovery, publicado em 2012, é de autoria do pesquisador Guilherme Kroll, e tem ficha catalográfica e tudo. Os textos são os mesmos de 101 Super-Heróis – Os Segredos e Origens dos Melhores Ídolos dos Quadrinhos, da Geek, ou quase.
Bem. Ambos os livros tem 80 páginas coloridas, apresentam 100 Heróis, divididos em categorias (DC Comics, Marvel Comics, Mangás, Mix [de outras editoras estadunidenses, latino-americanos e europeus], Clássicos e Brasileiros), cada um com uma ficha com primeira aparição, criador e ano de criação e texto relatando origens, melhores momentos e aparições em outras mídias.
Os livros se diferem pelas seguintes características:
- Em 101 Super-Heróis, foi acrescentada a ficha de Yu-Gi-Oh! na parte dos heróis de mangá;
- Enquanto 100 Super-Heróis tem a diagramação de textos levemente caótica, em 101 Super-Heróis as fichas são melhor diagramadas em colunas rigidamente verticais;
- 100 Super-Heróis tem muito mais ilustrações que 101 Super-Heróis;
- 100 Super-Heróis tem fontes de texto muito finas e páginas de fundo com texturas que quase cobrem os textos; 101 Super-Heróis tem páginas limpas e fontes mais grossas;
- Em 100 Super-Heróis, a ficha do Espectro aparece, completa; em 101 Super-Heróis, os editores se atrapalharam e repetiram o texto da ficha do Gavião Negro;
- Preços de capa diferentes: o da Discovery custa R$ 19,90, o da Geek R$ 24,90 (na época).
Há algumas semelhanças com relação aos dois livros:
- Ambos dão mais destaque aos heróis da DC e da Marvel;
- A ficha do Misterix aparece incompleta – faltam os dados de primeira aparição, criadores e ano;
- Há alguns erros de texto e edição – na ficha do Raio Negro, aparece como ano de criação 1966, quando na verdade é 1964;
- É estranha a inclusão da ficha de Ben 10 entre os heróis, em ambos os livros;
- Em ambos, tem ficha do John Constantine, mas não tem a ficha do Monstro do Pântano, visto que aquele surgiu dentro das histórias deste.
Com relação às informações anteriormente apresentadas, a minha postagem sobre o livro 101 Super-Heróis continua valendo (link acima).
Difícil é escolher a melhor edição, mesmo sabendo que o livro da Geek pode ser “pirateado”, já que a editora Geek nem se preocupou em colocar informações catalográficas no seu livro. E a preocupação em fazer o livro ficar diferente, até melhor que a edição da Discovery, é evidente.
Ambos, atualmente, podem ser encontrados com preços de promoção nas bancas e livrarias. Comparem. Ah: a resenha anterior (link acima) está valendo ainda.
Para encerrar, vou colocar aqui tiras do mais recente arco de Teixeirão, o meu “herói nativo” do Rio Grande do Sul. Não tem a ver com o tema, mas é a semana do Quadrinho Nacional! Este breve arco de dois tiras marca a transição para o arco mais abaixo...
...e este é um arco baseado em uma velha anedota popular. Quando o tema pode ser desenvolvido, rende bastante.
Atualmente está em publicação a continuação do novo arco de tiras, interrompido pelas festas de final de ano e eventos recentes. Confiram mais tiras do personagem em http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/.
E aguardem as próximas postagens em celebração ao Dia do Quadrinho Nacional.

Até mais!

Nenhum comentário: