quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Quebrando pontas de lápis a tiros

Olá.
O mundo foi pego de surpresa por mais um atentado terrorista levado a cabo por gente que acredita que a violência é o caminho certo para construir um novo mundo. Outra vez gente ligada a grupos islâmicos - que, espero, não representem a opinião geral dos seguidores do islamismo.
A vítima foi outra vez a liberdade de expressão: esta manhã, às 11:30, em Paris, na França, a redação do semanário satírico Charlie Hebdo, famoso por suas charges que satirizavam a tudo e a todos, foi invadida, e 12 pessoas foram mortas durante a reunião de pauta da próxima edição. Entre os 12 mortos, quatro cartunistas: Charb, que também atuava como editor-chefe da publicação, Cabu, Tignous e Georges Wolinski - este, uma lenda viva do cartunismo da França e do mundo. Ficaram ainda vários feridos.

Lamentável, o que se pode dizer disso. Cada vez mais o mundo demonstra sinais de demência, expressos através de violência desenfreada contra tudo o que achamos aceitável. O mundo está caminhando para a construção de uma temida distopia prevista pelos atuais escritores best-seller. Ainda há setores da sociedade que se recusam a ouvir os clamores das crianças, das mulheres, das pessoas menos favorecidas, e construírem a realidade levando em conta a sua visão distorcida de mundo. E, para tanto, querem impedir a mais genuína expressão das pessoas esclarecidas: o direito de rir de tudo e de todos - até mesmo das entidades superiores, de Deus, Alá, Buda e outras divindades, para ser mais exato.
Até o momento, ninguém foi preso pelo atentado.
Sei, aqui não disse nada que outros não tenham dito até o momento sobre o fato. E, como também sou, eventualmente, cartunista, me solidarizo com as vítimas deste ataque. E, como vários cartunistas de todo o mundo que nesse momento estão prestando homenagens aos mortos - principalmente a Wolinski - eu também apresento a minha colaboração à campanha "Je Suis Charlie". Mas como gostaria que meu primeiro cartum deste ano fosse um cartum alegre.
2015 está começando bem...
Esperamos que as forças radicais acima citadas percebam seu erro a tempo.
Até mais.

Nenhum comentário: