quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O que a Editora Abril nos ofereceu sobre quadrinhos...

Olá.
Em celebração à Semana dos Quadrinhos Brasileiros, estou com uma série de postagens sobre revistas “teóricas”, informativas, sobre HQs e personagens.
Hoje, vou destacar as publicações sobre o tema da Editora Abril. Todas lançadas ao longo dos anos 2000, várias de 2012 para cá. Quase todas relacionadas à minha revista favorita, a Mundo Estranho, uma das melhores publicações sobre curiosidades e cultura pop. Todas são relacionadas às HQ estrangeiras, particularmente aos super-heróis estadunidenses – Batman, Homem-Aranha, etc. – mas, quando falamos de quadrinhos, não podemos dissociar o gênero super-heroístico das HQ, certo? Afinal, foi graças a Superman e aos que vieram a seguir que os quadrinhos são o que são até hoje – não limitadas às tiras de jornal, e publicadas em revistas próprias. E, por mais que se critique e se chame o gênero super-heroístico de “veículo de propaganda do imperialismo norte-americano” e tal e coisa, quem não quer criar o seu super-herói e consagrá-lo? E, por mais diferente que seja nossos super-heróis, Superman e Cia. sempre serão os paradigmas, as fontes de inspiração, os moldes. Não neguem.

Bem. Então, vejamos tudo o que a Editora Abril e a revista Mundo Estranho já deixaram nas bancas a respeito:
Começando com o já clássico livrinho Coleção 100 Respostas – Super-Heróis, parte de uma coleção da revista Mundo Estranho – então ainda um spin-off da revista Superinteressante – lançada em 2003. A coleção 100 respostas, como já diz o nome, trazia, a cada número, 116 páginas com 100 perguntas respondidas sobre os mais variados temas – no total, foram doze livrinhos, lançados entre 2003 e 2005, e teve: Harry Potter, Super-Heróis, Grécia Antiga, Rock, O Código da Vinci, O Senhor dos Anéis, Hanna-Barbera, Alexandre o Grande, Sexo, Star Wars, Batman e Séries de TV. Super-Heróis, o segundo volume da coleção, lançado no embalo do grande sucesso da adaptação cinematográfica do Homem-Aranha e do segundo filme dos X-Men, e tal como os outros volumes, tinha suas 100 respostas divididas por tópicos. Os capítulos: Homem-Aranha, Superman, Batman, X-Men, Outros Heróis da DC, Outros Heróis da Marvel, Supermarcas e Curiosidades e Heróis no Cinema e na TV. Dentre tantas perguntas, há: Qual foi o primeiro herói da Marvel? Qual foi o primeiro Herói da DC? O Superman já teve de matar alguma vez nas HQ? Qual a fortuna estimada do milionário Bruce Wayne? Por que o Hulk é verde? Quais os times de futebol que adotaram super-heróis como mascotes? O Homem-Aranha já teve um supercarro? Quais Identidades o Poderoso Thor já teve? Que animal é o Wolverine? Qual Foi o primeiro super-herói negro dos quadrinhos? O Brasil já teve super-heróis 100% nacionais? E muitas outras perguntas. Os textos são de Sidney Gusman e colaboradores, e as numerosas ilustrações incluíam ilustrações exclusivas de JJ Marreiro, o criador da heroína Mulher Estupenda.
Pois bem. Em 2012, uma nova edição do livrinho foi lançada, revista. O mesmo formato, as mesmas 116 páginas, os textos quase todos atualizados (há algumas perguntas que não foram atualizadas, o que indica que a nova edição foi feita meio às pressas), os mesmos temas, as mesmas ilustrações (incluindo as do JJ Marreiro). Eliminou a necessidade da procura da edição de 2003 nos sebos.
Falando nisso, não dá para não falar na edição da 100 Respostas sobre o Batman, de 2005, que praticamente complementa Super-Heróis. Com respostas (também com textos de Gusman e colaboradores) para questões como A revista em que o Batman surgiu ainda existe? Bob Kane criou outro personagem famoso? Quantas vezes Robin morreu? Afinal, Batman e Robin são gays? Quem Batman enfrentou na primeira aventura? Onde fica a cidade de Batman? Toda a mitologia do morcegão distribuída por temas: A origem, Na pele do morcego, Gotham City, A família morcego, Os inimigos, Batman no cinema, Batman na TV e Batcuriosidades. Coisas que a gente já sabia e não sabia sobre o Batman – por exemplo, vocês sabiam que existe uma cidade, na Turquia, chamada Batman?
Em 2005, era lançada, pela Mundo Estranho, a edição especial Grandes Sagas DC. A editora estadunidense, que praticamente deu a largada na indústria das HQ de super-heróis em 1938, quando divulgou o Superman – embora hoje se saiba que houve outros heróis, super ou não, anteriores ao Homem de Aço – completava 70 anos na ocasião. O livro de 84 páginas, com um texto introdutório de Sidney Gusman contando a história da editora, de 1935 aos dias atuais, conta as histórias de 30 importantes sagas de HQ da editora. Batman, Superman, Liga da Justiça, Megaeventos e Outros Heróis são os tópicos pelos quais as histórias são separadas. Desde histórias curtas, porém marcantes, como Batman – A Piada Mortal, Superman – Para o Homem que Tem Tudo... e Superman Versus Elite até sagas longas como Batman Ano Um, Superman – As Quatro Estações, LJA – O Prego, Flash – O Retorno de Barry Allen e Lanterna Verde – Crepúsculo Esmeralda, passando por clássicos relevantes como Batman – O Cavaleiro das Trevas, Watchmen e Crise nas Infinitas Terras até simples fases de personagens, como o Batman de Neal Adams, a fase humorística da Liga da Justiça e o Monstro do Pântano de Alan Moore. Cada saga tem duas páginas: em uma, quadros da HQ referida, e, na outra, o texto contando o resumo da saga, histórias de bastidores e muito mais. Pena que a Abril não pensou em lançar um volume com as Grandes Sagas da Marvel Comics, aproveitando o ensejo. Falta que seria suprida anos mais tarde.
O Guia Curioso dos Super-Heróis, lançado em 2012, antes da nova edição de 100 Respostas - Super Heróis, aproveitava o embalo do lançamento do arrasa-quarteirão Os Vingadores no cinema. Em suas 76 páginas, a revista traz informações sobre os mais populares heróis da Marvel e da DC. Origem, poderes, amores, inimigos, coadjuvantes, filmes, games, animações... tudo, em textos resumidos, esparsos nas páginas, sobre heróis como Vingadores, Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Hulk, Homem Aranha, Liga da Justiça, Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Quarteto Fantástico, Novos Titãs, X-Men... Não muito, apenas o básico para quem quisesse de inteirar no universo dos super-heróis. Os heróis mais importantes tem fichas de quatro páginas, alguns tem duas, outros só uma página. E, claro, priorizando apenas os heróis da Marvel e da DC, que são os mais populares, os mais divulgados, os mais... mais.
A revista Superinteressante não ia ficar de fora do tema: em 2012, no embalo do lançamento do filme Espetacular Homem-Aranha, lança uma edição especial, Decifrando os Super-Heróis. Focado nas editoras Marvel e DC, claro, mas com matérias mais extensas, mais “sérias”, então, esta é a edição mais “sisuda”. Tudo, ou quase tudo, sobre os super-heróis e como eles influenciaram a cultura pop e também a erudita. Com textos de Sidney Gusman, Salvador Nogueira, Luiz Felipe do Vale Tavares e José Lopes, a revista apresenta: uma cronologia dos super-heróis, desde o nascimento do Superman até as recentes adaptações cinematográficas; biografias resumidas com tudo o que se sabe sobre Batman, Superman, Homem-Aranha e Wolverine; um breve histórico sobre o contexto do surgimento das HQ de super-heróis, que envolvia banditismo e trapaças (sabiam, por exemplo, que os criadores do Superman venderam os direitos do personagem por US$ 140? E que um dos fundadores da DC Comics era suspeito de colaborar com o tráfico de bebidas durante a Lei Seca dos anos 30?); como os super-heróis estão salvando o cinema, indo desde o primeiro filme do Superman (1978) até as adaptações de Batman e Homem-Aranha; as tentativas da ciência de reproduzir os superpoderes das HQ; momentos em que os super-heróis passaram para o “lado negro” da Força, ainda que temporariamente (incluindo insinuações de racismo e pedofilia); gente da vida real que banca super-heróis, com uniforme e tudo, menos os superpoderes; uma galeria com as musas das HQ; e algumas perguntinhas adicionais sobre o tema, incluindo a clássica “por que os super-heróis usam cueca por cima da calça?”. Apesar do tom pesado dos textos, tem momentos divertidos. Vale a pena.
O lançamento mais recente é de 2014, pela Mundo Estranho: a edição especial Os 100 Melhores Clássicos de Super-Heróis, uma “atualização” da edição Grandes Sagas DC. 76 páginas trazendo as mais importantes sagas de quadrinhos de super-heróis, mas agora não apenas da DC, mas também da Marvel Comics. Certamente, para compensar de não terem lançado um especial com as grandes sagas da Marvel. Alguns textos das sagas da DC são praticamente os mesmos da edição Grandes Sagas DC, com atualizações. Além dos clássicos O Cavaleiro das Trevas, Watchmen, LJA e Vingadores, Crise nas Infinitas Terras, Mulher Maravilha – Deuses e Mortais, Batman – A Piada Mortal e Asilo Arkham, Superman – O Que Aconteceu ao Homem de Aço? e Para o Homem que Tem Tudo..., e outros, temos resumos e histórias dos bastidores de importantes sagas da Marvel: Capitão América – Soldado Invernal, X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, Homem de Ferro – O Demônio na Garrafa e A Guerra das Armaduras, Demolidor – A Queda de Murdock, Homem-Aranha – A Noite em que Gwen Stacy Morreu e A Última Caçada de Kraven, Os Supremos, Guerra Civil, Quarteto Fantástico – A Trilogia de Galactus, Marvels... além de sagas que não se encaixam nos universos da Marvel e da DC, como A Liga Extraordinária Volume 2, Miracleman, Authority – Sob Nova Direção, Planetary e Starman. A revista ainda inclui rankings: dez melhores filmes, dez melhores séries animadas de heróis, dez melhores videogames e dez melhores séries de TV com super-heróis. Uma das melhores edições sobre o tema já lançadas – e disponíveis.
Entretanto, as citadas edições já se encontram esgotadas, mas podem ser encontradas em balcões de descontos, sebos ou no site da Editora Abril. O Universo dos super-heróis ao alcance dos leigos.
Para encerrar, deixo aqui mais um trecho de arcos recentes de Bitifrendis, meus personagens praianos, longe de serem super-heróis - mas são quadrinhos, e, bem é a Semana do Quadrinho Nacional! As tiras divulgadas até o fim do ano passado – e a atual temporada de tiras já se encaminha para o seu fim (já falei que as tiras dos Bitifrendis se organizam em “temporadas” de cem tiras cada?).
Confiram as mais recentes tiras em http://bitifrendisblog.blogspot.com.br/.
Na próxima postagem, mais publicações de HQ disponíveis ao público.

Até mais!

Nenhum comentário: