segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Luluzinha e Bolinha, separados pelo reveillon, juntos afinal


Olá.
Hoje, de novo os quadrinhos de sempre. Finalmente estão juntos, nas bancas, os gibis clássicos da Luluzinha e do Bolinha! Lançamentos da Pixel Media, selo do grupo Ediouro.
Eu disse finalmente juntos, porque o gibi da Luluzinha chegou às bancas antes da virada de 2012 para 2013; por outro lado, o gibi do Bolinha demorou mais para chegar. Chegou agora, no início desta semana.
Já que os gibis estão juntos, vou poder resenhá-los - mas isso acabou mudando, outra vez, meus planos para esta semana. Isso invariavelmente acontece quando planejo escrever sobre alguma coisa neste blog, e eventos fora do controle mudam os rumos.

Bão. Destaques deste mês em ambos os gibis - cuja variedade de desenhistas torna evidente quem desenhou bem, quem desenhou mal, e que, para atender às demandas da indústria, os desenhistas não precisavam necessariamente fazer uma arte de boa qualidade, às vezes tinham de fazê-la nas coxas:
LULUZINHA número 22 traz as seguintes histórias: Os Meninos-Sanduíche, Lulu, com muita esperteza, impede que o restaurante de uma simpática senhora seja fechado pelo concorrente, que usa os meninos para fazer os anúncios; Amigos e Inimigos é a história de Lulu fazendo aniversário, e infeliz em saber que as pessoas que gostam dela não vão à sua festa, mas as pessoas que menos gostam dela sim - mas ela acaba tendo uma surpresa no fim; Bebê Chorão, Luluzinha, mesmo de castigo em seu quarto, fazendo o maior barulho para se distrair; Dez Centavos, Lulu tendo de colocar a cabeça para funcionar para escapar dos meninos e cumprir uma promessa à sua professora, Dona Marocas; Limpando Folhas, Lulu sendo obrigada a fazer o serviço sujo de seu pai, e depois obrigando outras pessoas a fazerem esse serviço para ela - e ainda pagarem a ela para isso; e Meméia em Na Mesma Moeda, mais uma historinha de Lulu para Alvinho, envolvendo a conhecida lenda da fada dos dentes, que deixa dinheiro pelos dentes que as crianças perdem. Completam a edição histórias curtas com as personagens Bolota e Tininha, da Harvey Comics (tanto os quadrinhos de Luluzinha como os da Harvey são distribuídos pela mesma empresa, a Classic Media).
Em BOLINHA no. 20 as histórias são as seguintes: O Fugitivo, Bolinha fazendo uso de seu novo cachorro - um suposto farejador - para ajudar a Lulu, mas não da forma como ela gostaria; Peixe Voador, Bolinha, depois de ser tapeado pela Turma da Zona Norte com o velho truque da sedução, encontra um modo inusitado de contornar a situação em que se meteu e ganhar um concurso de pescaria; O Apanhador Faminto, Bolinha tentando conseguir um relógio de graça, fazendo barulho na casa da Luluzinha; em O Aniversário do Bolinha, o gordinho resolve aproveitar a ocasião para se dar bem com as meninas - mas não de forma honesta; O Presente de Bobéia, mais uma história de Lulu para Alvinho, envolvendo um parente da "Pobre Menininha", as bruxas Alcéia e Meméia e um gigante; em A Vigia, Lulu sendo usada pelos meninos do clubinho numa perigosa função; e em O Fora da Lei, Bolinha, que em algumas oportunidades já demonstrou ser meio paranoico, após cair numa esparrela de Plínio e Glorinha, está em fuga da polícia - puro mal-entendido.
Cada gibi continua saindo por R$ 3,10. E é até bom assim, desde que pararam de vir junto com os gibis aqueles livrinhos de atividades.
2013 há de ser um ano promissor para quem gosta de quadrinhos clássicos. Ainda mais com o recente anúncio da reabertura da editora Opera Graphica! Essa editora fechou em 2008, depois de quase dez anos publicando bom material clássico e vários álbuns de autores brasileiros. Bem, é esperar para ver agora. Enquanto isso, a Pixel Media é quem se encarrega de nos oferecer material clássico a preços acessíveis.
Para encerrar: como a Pixel também continua publicando o gibi da versão adolescente da Luluzinha (inteiramente produzido no Brasil), eis aqui minha releitura da capa da edição 20 do Bolinha com os personagens adolescentes.
E aguardem: na próxima postagem, tem comemoração para quem acompanha meus quatro blogs - o Estúdio Rafelipe, o Blog da Letícia, o Blog dos Bitifrendis e o Blog do Teixeirão.
Até mais!

Nenhum comentário: