quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Depois de um ano... Benjamin Peppe retorna!

Olá.
O nosso amigo Benjamin Peppe está de volta!
Depois de um ano, voltou a aparecer gibi do personagem pela editora Júpiter 2, do polêmico José Salles. Sim, porque o último gibi do Benjamin Peppe pela Júpiter2 saiu em setembro de 2013. Nesse meio tempo, o criador do personagem, Paulo Miguel dos Anjos, ou apenas Anjos, não lançou novo número do fanzine do Benjamin Peppe. Mas ele continua tocando o Projeto Benjamin Peppe, que visa o licenciamento do personagem. Recentemente, o website do Benjamin Peppe (www.benjaminpeppe.webnode.pt) foi atualizado, e ganhou novas seções.
Pouco mais de um ano se passou, e olha o nosso personagem surfista favorito de volta!


BENJAMIN PEPPE # 5
Lançado em setembro de 2014.
Esta edição é a que tem menos jeito de revista em quadrinhos até agora, pois cerca de 70% dela é composta de ilustrações do personagem. Quase todas de colaboradores do Projeto Benjamin Peppe, que ajudam como podem o personagem se tornar conhecido. A maior parte das ilustrações já foi publicada nos fanzines do Projeto Benjamin Peppe, mas são inéditas nos gibis da Júpiter 2. A outra parte é composta de ilustrações inéditas, não editadas nos fanzines. De histórias em quadrinhos, apenas cinco historinhas curtas.
O recordista da edição é Chagas Lima, fanzineiro e criador do herói Icfire – que inclusive já fez crossover com o Benjamin Peppe. Chagas Lima contribuiu com seis ilustrações – três do Benjamin com o Icfire – e uma HQ. E a HQ, Bruxa?, ocupa as capas internas – e é colorida! Nela, Benjamin Peppe se encontra com outra personagem do universo de Chagas Lima, Marianna, a maga, e aprende, da pior maneira, a escolher melhor os termos para se dirigir a ela. O traço de Chagas Lima, com a pretensão de ser mais anatômico e simulando texturas, ficou mais relaxado – que diferença do primeiro crossover entre Benjamin Peppe e Icfire, publicado no fanzine 3 e no gibi 4.
As outras HQ são de Laerçon J. Santos e de Thiago PHZ. De Laerçon, criador dos personagens The Paraibanos de Subúrbio, Carta para Afras e Pato de Botas e ex-editor do fanzine Boca Suja (http://blogdolaercon.blogspot.com.br/), são republicadas cinco historinhas já publicadas nos fanzines: Desafio, Vantagem, Skate, Sem Título e Milagre. Todos encontros de Peppe com os Paraibanos de Subúrbio, os punks de Laerçon, em seu característico traço “tosco” de boneco palitinho, porém cheio de vida e movimento.
De Thiago PHZ, é a história curta Wallece, Ping Pong e Benjamin, onde o surfista encontra dois personagens desconhecidos do circuito alternativo. Na HQ, Peppe zoa e é zoado por Wallece e Ping Pong (sabem quem são? Não? Eu também não sei. Só quem é familiarizado com a imprensa alternativa brasileira, o universo dos fanzines, vai saber...).
Ainda há uma parte de texto: o poema de Aline Leal, Menino Praieiro, dedicado ao Peppe (do fanzine 4). Aline Leal, caso não lembrem, já fez três historinhas de sua série Baralho do Caos, publicada em fanzines, com o Benjamin.
Agora, sim, podemos relacionar os ilustradores, na ordem em que aparecem no gibi: Wellington Santos (o criador do Vulto), Verônica Saiki, Adriano Pelaez, Adriano Takamura (com um impressionante Benjamin estilo mangá), Rafael Pereira, Chagas Lima, Júlio Shimamoto (inédita do samurai das HQB!), Dennis Oliveira, Maurício Tadeu, Wagner Luiz, Jefferson Adriano e William Rafael Paraizo. Além do próprio Anjos, que desta vez só contribui com duas ilustrações e a capa. Quase todas as ilustrações mostrando Benjamin em seu elemento – os esportes que ele tanto adora, como surfe e skate. E todos os ilustradores se ocuparam mais em desenhar o Benjamin – quase nenhum incluiu os outros personagens da turma, só Chagas Lima que resolveu incluir Diana, a namorada do surfista, em uma delas, e Wagner Luiz, que desenhou todos os outros personagens pequenos diante de um Benjamin Peppe gigante. De resto, o leitor vai cansar de olhar para o rosto do Benjamin. Para quem for participar do Projeto Benjamin Peppe, faço desde já uma recomendação: não se detenham apenas no Benjamin Peppe. Anjos incluiu no universo do personagem mais 18 personagens, como Luiz, Romeu, Miguel, Phelipe, Tia Lily, Diana, Lysa, Badbad, Maumau... e todos merecem uma participação no projeto, pessoal!
Outra edição em que não saiu contribuição de Rafael Grasel, ou seja, minha. Ainda não, mas já estou aprontando material para uma futura edição.
Encomendem o seu gibi, ao preço de R$ 4,00, através dos seguintes endereços: smeditora@yahoo.com.br, anjospaulo@zipmail.com.br e benjaminpeppe@gmail.com. Conheçam outras publicações da editora Júpiter 2 em http://jupiter2hq.blogspot.com.br/.
Aos que quiserem colaborar com o Projeto Benjamin Peppe, entrem em contato com ele, e ajudem a levar um personagem das HQB cada vez mais longe!
Pior é a perturbação que me acomete há meses: a de que José Salles ainda está de mal comigo. Já contei que, em uma última troca de mensagens, o Salles, sem motivo aparente, se desentendeu comigo? Tudo o que fiz, se estou lembrado, foi passar-lhes a minha resenha do gibi de Juju Faísca, que ele editou! Disse algo que não devia a respeito do Gedeone Malagola, foi isso?!
Para encerrar, tudo o que tenho, no momento, é uma sequência recente de minha personagem Letícia. Já foram publicados três crossovers entre Benjamin Peppe e Letícia, sendo que o terceiro ocupou um fanzine inteiro! Ainda tenho esse fanzine, se estiverem interessados – peçam pelo e-mail rafaelgrasel@yahoo.com.br. Por hora, fiquem com mais um trecho do arco A Princesa do Bilboquê, até agora o arco mais longo de Letícia – e desta vez, já perto de acabar!
Confiram outras tiras da personagem em http://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/.
E, como diria Anjos, tudo HQB para vocês!

Até mais!

Nenhum comentário: