quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Recruta Zero - O de sempre, mas com um esclarecimento!

Olá.
Os gibis de personagens clássicos da Pixel Media, selo do grupo Ediouro, já estão nas bancas! Recruta Zero, Luluzinha e Bolinha. Todos estrangeiros, todos clássicos que encantam leitores há gerações.
Hoje, vou começar com o gibi do Recruta Zero. O almanaque de personagens da megacorporação King Features Syndicate chega a sua edição número 16. E, este mês, felizmente, não temos histórias "remontadas" (já faz duas edições que eles "desmontavam" e "remontavam" páginas dominicais de Zero para o formato gibi, comprometendo a qualidade do material). Este mês, portanto, só histórias longas e páginas com histórias curtas - mas já está na hora do formato compilação de tiras, como era nas primeiras edições, voltar. É difícil entender a metodologia dos editores da Pixel.

O gibi começa com uma HQ longa do Recruta Zero, Um Óvni no Quartel. O Sargento Tainha, cansado, resolve levar Zero para se refugiar nas montanhas, mas um objeto encontrado no jipe e jogado do alto da montanha vai provocar uma grande confusão no Quartel Swampy. Provavelmente feito pela equipe de Mort Walker, o criador do personagem, pois não leva sua assinatura.
Na segunda história, Médico de Maluco, Tainha conta com Zero para escapar do psicólogo do Quartel, mas os dois merecerão uma avaliação psicológica. Julguem vocês depois de ler.
Depois de uma página de Hagar, o Horrível, de Dik Browne, Zero de novo com Chamado Urgente. Tainha fazendo uma travessia aventurosa, para atender a um chamado no rádio... pra nada.
Depois de uma página de A Arca dos Bichos (por Frank Johnson), mais Zero em Pegadinha à Vista. Zero pretende, sim, pregar uma peça no Sargento... fazendo-o esperar pela peça! Tortura psicológica em três páginas.
A seguir, Popeye, por Bud Sagendorf, na muito curta (só duas páginas) historinha Cortando um Dobrado. Gugu alugando o marinheiro depois de este levar um pé no traseiro de Olívia.
Em seguida, Zero de novo com Uma História do Peru. Uma incrível confusão noturna que o Sargento Tainha... tomará como um pesadelo.
Mais Zero a seguir com Plano de Combate. Como os soldados podem contornar uma convocação para os jogos de guerra e poderem jogar beisebol? Sabe-se lá se a crítica ao belicismo vai funcionar...
A seguir, Zezé & Cia em O Raio de Sol. Uma sensível historinha sobre o relacionamento da pequena Zezé com seu "amigo" favorito.
Nas páginas centrais, Zero em Sigam o Líder!. O que acontece se deixarmos o obtuso Dentinho no comando da tropa?
Depois de uma história curta de Zé Fumaça (por Fred Lasswell), Zero novamente, em O Robô. Tainha resolve, do jeito dele, construir um autômato para contornar a preguiça de seus soldados, mas Zero, indiretamente e escondido, destruirá suas ilusões.
Após outra história curta de Hagar, o Horrível, mais Zero em O Macaco. Cuca, o cozinheiro, influindo nas decisões do Sargento Tainha.
A seguir, retornando à coleção, Zeca e Fiapo, os Lixeiros (ambos fazem parte da tira de Zezé & Cia). Como os lixeiros se comportam na hora do almoço? Faz tempo que essa dupla não dava as caras na coleção.
A seguir, Zero, com Traste Velho. Por causa de um mal-entendido, Tainha vai acabar fazendo o trabalho que foi dado ao Recruta Zero.
Depois de outro curta de Zero, mais Zero em O Teste. Por pouco, Zero não acaba com a vida do Sargento Tainha durante um teste com armamentos.
Após mais um curta de Hagar, o Horrível, Zero em Denúncia. E de como o alto escalão do Exército tenta acobertar crimes contra os soldados!
Em seguida, Professor Caracol. Até o nome do personagem foi mudado - nos gibis do Popeye pela mesma editora, ele foi traduzido como Narigão. Ah: e descobri o nome do parceiro de confusões do cientista barbudo e maluco: é Sappo. Não era Castor, irmão de Olívia Palito, como eu supus uma vez, é Sappo. Também criação de Elsie Segar, provavelmente ambos era integrantes do Thimble Teather, tira de onde Popeye se originou. Bão, na história O Tio Inventor, Sappo e Caracol recebem a visita do tio do primeiro, um cientista absorto em pensamentos malucos, especialista em pegadinhas, que nem sabe mais quanto é 2 x 3, e que vai provocar grandes prejuízos para a dupla - mesmo sem querer. O visual da história sofre um pouco com problemas de impressão, que fazem com que as partes pretas da história fiquem muito carregadas.
Após mais uma história curta de Zero, mais Zero em Linda Paisagem. Que aspectos da estrada são mais interessantes para Zero e Tainha? Ambos tem suas opiniões...
E concluindo o gibi, um curta de Dona Tetê. Única história de Zero, no gibi inteiro, que leva a assinatura de Mort Walker.
O gibi já não está mais tão interessante quanto na época em que foi lançado, mas não vamos perder as esperanças de que os editores da Pixel Media percebam que tem algo errado nessa história. Vamos prestigiar a publicação, mesmo com o reajuste no preço - o exemplar sai a R$ 4,90.
Para encerrar, como escolhi uma quinta-feira para resenhar um gibi, vamos de Teixeirão, meu personagem gauchesco e brasileiro. Houve uma vez em que as tiras saiam semanalmente, às quintas, lembram? Estas aqui fazem parte da mais recente sequência de tiras do personagem, ainda batendo na tecla do "modo campeiro" de comer carne, hábito já em extinção. E com a participação de dois personagens que não apareciam há tempos na tira, os Irmãos Salcedo, os "maiores dançarinos de Dança do Facão do Rio Grande". Francamente, não são os personagens que eu mais goste de desenhar, pois mais tarde é fácil notar os erros de continuidade nas figuras de ambos...
Confiram estas e outras em http://naestanciadoteixeirao.blogspot.com.br/.
Na próxima postagem, os gibis do mês de Luluzinha e Bolinha, como tem sido há quase quatro anos.
Até mais!

Nenhum comentário: