terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Minhas aulas de artes 4: O RENASCIMENTO ARTÍSTICO

Olá.
Hoje, trago a vocês mais uma de minhas aulas de artes, dadas este ano. Já havia falado a vocês que, este ano, acabei designado para dar aulas de artes. E os resultados destas aulas, atividades desenvolvidas, etc., vou colocando aqui e no blog onde colaboro, o Educar é Viver (http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/) como forma de compartilhar experiências com outros professores, como professor que sou.
Dei, recentemente, algumas aulas envolvendo temas do Renascimento artístico - também relacionadas com aulas de História. Vamos começar, hoje, com uma aula teórica sobre o Renascimento Artístico.



Aqui, uma versão resumida, feita em forma de apresentação de Powerpoint, dos principais tópicos referentes ao Renascimento. O professor, com auxílio de livros didáticos e outros recursos, pode complementar informações oralmente.

Sugestões de atividades relacionadas:
1) Trabalhar com os alunos uma releitura de alguma obra do Renascimento;
2) Pesquisa da biografia de algum(ns) dos artistas citados do Renascimento. Nesse caso, deverá se considerar o seguinte roteiro para condução do trabalho:
   a) Datas de nascimento e morte do biografado;
   b) Principais momentos de sua carreira: início, auge, quem foi seu principal mecenas (patrocinador)
   c) Principais obras
   d) Importância para o Período Renascentista e para a História da arte em geral.
Sugestões de nomes a pesquisar: Giotto, Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Donatello.
IMPORTANTE: no momento da pesquisa, o professor deve estimular os alunos, se possível, a escrever o trabalho de pesquisa a mão, e, se possível, incluir ilustrações de obras dele, substituindo o "recorte e cole" de informações da internet. O aluno deve ser estimulado a conferir as fontes que vai usar para a pesquisa, para não ocorrer equívocos.

Em breve, outra aula de artes. Tudo bem, o ano letivo está no fim, e em algumas escolas simplesmente já terminou, mas é bom já ir se preparando para o próximo ano.
Para encerrar, desenho meu. Sem muita inspiração (mas alinhado à atividade no. 1), resolvi fazer uma versão minha do Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, que aparece em um dos slides acima. Só para descontrair, mesmo. Só para começar. Para as próximas aulas, penso em coisa melhor.
Até mais!

Nenhum comentário: