terça-feira, 22 de novembro de 2016

BENJAMIN PEPPE # 5 - Ecologia, esportes, ficção científica e cores!

Olá.
Este quarto e último trimestre do ano reserva algumas novidades no mundo dos quadrinhos alternativos – os que são publicados de forma independente, por editoras independentes, e cuja venda não é feita nas bancas, atulhadas de mangás e super-heróis – já que é isso que os leitores mais querem comprar.
Bem. Foi anunciado, nestes últimos dias, o lançamento do próximo número da Quadrante X – revista do Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria, RS, Quadrinhos S.A., no evento Comic Con Experience (CCXP), em São Paulo, no dia 3 de dezembro.
E, neste mês de novembro, quem ganha revista nova é o Benjamin Peppe, personagem de Paulo Miguel dos Anjos. É o quinto número pela Universo Editora Independente!

O catálogo da Universo Editora, capitaneada pelo editor e roteirista de HQs Gil Mendes, está cada vez maior, graças às condições vantajosas que a empresa oferece para os quadrinhistas brasileiros lançarem seu material através dela (saibam mais no website www.editorauniverso.com). Paulo Miguel dos Anjos é um dos quadrinhistas que tem aproveitado essas condições. O Projeto Benjamin Peppe, que visa o licenciamento do seu surfista e ecologista de macacão vermelho para mídias além dos quadrinhos, continua rendendo frutos. Nos dias que correm, já estão disponíveis, como produto adicional, camisetas do Benjamin Peppe. Até mesmo uma estatueta já foi produzida.
Mas o principal produto do Projeto Benjamin Peppe ainda é o gibi, atualmente editado pela Universo Editora. Já temos cinco números, igualando a quantidade de edições lançadas pela extinta editora Júpiter 2.
Ainda não existe previsibilidade entre os lançamentos do gibi – a maneira independente como ele é produzido, de acordo com os recursos de Anjos, e da quantidade de colaborações enviadas, impede uma publicação mais regular. Mas em 2016 foram lançados dois números do gibi. O terceiro número saiu em janeiro de 2016; o quarto, em maio ( primeiro e o segundo números são, respectivamente, de maio e outubro de 2015).
Well. Neste quinto número, o gibi do Benjamin Peppe retoma o caráter de almanaque – no quarto número, foi publicada uma história completa de Waine Beraldo (roteiro) e Luke Oliver (arte). O presente número volta a trazer colaborações dos participantes voluntários e entusiastas do Projeto, que enviaram ilustrações e pequenas HQ para o Projeto. Em realidade, tem mais ilustrações que quadrinhos, mas a maior parte é coisa fina, trabalho caprichado.
O gibi volta a ter 28 páginas, capa colorida, miolo preto e branco – mas com uma inovação: quatro páginas internas coloridas! Sim, Gil Mendes também está oferecendo, em seu pacote de serviços, a possibilidade de publicação de gibis com páginas coloridas. Talvez tal inovação justifique o aumento do preço no presente gibi (já avisando): BENJAMIN PEPPE # 5 sai por R$ 6,90 (contra R$ 4,90 das edições anteriores).
E temos mais gente “famosa” colaborando com o Projeto, ou melhor, mais quadrinhistas brasileiros consagrados – mais na parte das ilustrações que dos quadrinhos. Todos seguindo a regra de ouro do Projeto: há liberdade para interpretar o personagem em qualquer traço, do realista ao caricato, do mais próximo ao cubismo original de Anjos ao mais “tosco”, desde que mantidas as características psicológicas básicas – o personagem incentiva a ecologia e a prática de esportes saudáveis.
Já que falamos em Quadrinhos S.A., dois membros do Núcleo de Quadrinhistas estão participando do presente número, repetindo a participação no gibi # 3: Bira Dantas (responsável, também, pelo logotipo presente desde o # 3) e eu, Rafael Grasel. Já volto a essa parte.
Começo falando que a ilustração de capa, acima, é do quadrinhista e arte-finalista Omar Viñole, bastante conhecido por suas parcerias com o quadrinhista Laudo Ferreira Jr., e pelas tiras de sua criação própria, o Coelho Nero.
Agora, vamos falar de quem foi responsável pelos quadrinhos. A primeira página com cara de quadrinhos, e que abre o gibi, é do prolífico Bira Dantas, que “estuda” um novo visual para o surfista.
A história mais longa da edição é de Mancini Júnior: Star Pepek – Benjamin Pepe (sic) nas Estrelas (que título, hein!) ocupa três páginas. Nessa pequena aventura, Benjamin e sua namorada Diana vão parar (não pergunte como) na Estação Espacial Internacional, na órbita da Terra, a fim de aprender como se reciclam resíduos no espaço sideral. Os dois acabam, ainda, se envolvendo em uma arriscada missão para conter lixo espacial flutuante. A história é até interessante, mas tem vários defeitos – a começar pelo argumento sem muito sentido. A intenção era falar a respeito do lixo espacial, claro, mas os recursos para a condução da trama não foram dos melhores. Até o traço é rústico, como se a história tivesse sido feita às pressas – mas não é a HQ mais malfeita da edição, tem uma que foi muito mais. E o visual da Diana acaba se chocando com o do Benjamin – e olha que o final feliz da trama é garantido por ela; Diana já pode ser considerada a personagem mais inteligente da série, deixando o próprio Benjamin no chinelo! É a força feminina se fazendo presente em mais uma série nacional!
O próximo a fazer uma página de quadrinhos é Chagas Lima, fanzineiro, criador do herói Icfire e presença constante no Projeto. Ele testa mais uma possibilidade para o personagem: Peppe com um braço mecânico, conferindo à série a possibilidade de flertar com o cyberpunk! Ah: a HQ de uma página é uma das páginas coloridas do gibi!
Outra HQ colorida de uma página foi feita por Dantas Bispo – e esta aqui, senhoras e senhores, acabou sendo a mais malfeita da edição. Nela, durante uma partida de futebol, Peppe mostra seu lado mais malandro. Além de o Benjamin só aparecer por inteiro em um quadrinho, o traço é de criança. Seria Dantas Bispo mesmo uma criança?
A próxima página de quadrinhos foi feita por mim, Rafael Grasel. Só uma das muitas que enviei recentemente ao Anjos – mas entendo as limitações de cada edição, as outras deverão sair nas próximas edições. Aqui, utilizo outros personagens do universo do Benjamin Peppe para conduzir uma página cômica.
E a última página de HQ foi feita pelo baiano Eduardo Santana Santos, do blog Planetiras, de quem já falei a respeito aqui no blog certo dia. A trama da página é bem simples, apenas o Peppe falando algumas coisas sobre si enquanto surfa. Cá entre nós: o Edu, que usou inclusive hachuras e um maior detalhamento, foi o melhor de todos os que colaboraram com quadrinhos (desculpe, Bira Dantas). E foi o que mais colaborou no presente gibi: uma página de quadrinhos e três ilustrações (uma simples, uma página dupla, ocupando a página central, e uma colorida para a 3ª capa).
Agora, falando nos ilustradores. O gibi é completo com ilustrações de: William Rafael Paraizo; Bira Dantas; Sullivan Suád; Dennis Oliveira; Flávio Rodrigues (esses três em estilo altamente realista); Chagas Lima (colorida interna); Paulo Miguel dos Anjos (claro que ele não podia faltar); Eduardo Santana (com as três já citadas ilustrações); Júlio Shimamoto (inédita do Samurai das HQB!); Gilson Venâncio Alvarenga (colorida interna); Luke Oliver (também com três ilustrações em estilo realista, mas perde para Eduardo Santana por uma página de HQ); Paulo 16 (O Capilé); Rom Freire; e Cláudio Izar (colorida da 4ª capa). Todas ilustrações caprichadas.
E, desta vez, os colaboradores não ficaram se limitando apenas ao Peppe; várias ilustrações trazem também personagens da turma criada por Anjos. É um conselho que dou a quem quiser colaborar com o projeto: ao todo são 17 personagens, e todos merecem ser utilizados, não dá para se limitar apenas ao Peppe e à Diana. Vocês devem ter me entendido.
Apoiem um quadrinhista brasileiro! Peçam já o seu gibi BENJAMIN PEPPE # 5 pelos endereços: universoeditoraindependente@gmail.com (com a editora); anjospaulo@zipmail.com.br e benjaminpeppe@gmail.com (com Paulo Miguel dos Anjos).
Saibam mais a respeito do Projeto Benjamin Peppe no site oficial http://benjaminpeppe.webnode.pt; ou na página do Facebook (https://www.facebook.com/benjaminpeppe).
E tudo HQB para os meus 17 leitores.

PARA ENCERRAR...
...vou revelar agora um dos projetos nos quais estou trabalhando.
Quem acompanha os gibis do Benjamin Peppe sabe: eu já produzi três crossovers do Benjamin Peppe com minha personagem Letícia (https://leticiaquadrinhos.blogspot.com.br/).
Pois agora, estou procedendo uma restauração nas histórias. Sim: decidi editar a arte original das três HQ já produzidas! Tudo na raça, no mouse e no photoshop: estou consertando o traço de várias páginas, retocando erros presentes nas páginas e o que é melhor: colorizando as páginas!
Ou melhor, as novas páginas aparecerão em duas versões: colorida e cinza. A colorização é para depois converter as páginas para os tons de cinza. E está dando trabalho...
Os dois primeiros crossovers já passaram pelo processo, e as páginas já foram submetidas ao Paulo Anjos, que aprovou o resultado. Então, como ilustração de hoje, deixarei aos leitores uma amostra do trabalho.
Esta é uma das quatro páginas originais do primeiro crossover (Benjamin Peppe Fanzine # 4 [janeiro de 2012] e Benjamin Peppe # 2 – Universo Editora [outubro de 2015]), para efeito de comparação...
...a seguir a versão da mesma página, colorida...
...e a mesma página restaurada, nos tons de cinza. Conseguem notar as diferenças no traço? Para muitos, pode parecer sutis, mas só quem trabalhou nestas páginas pode dizer que não foi moleza...
Idem para uma das seis páginas do segundo crossover (Benjamin Peppe # 3 – Júpiter 2 [julho de 2012]). Vale lembrar que a versão da Júpiter 2 teve o texto editado.
Eis uma das seis páginas, original...
...colorida...
...e em tona de cinza. Conseguem notar o que há de diferente?
Cada página levou cerca de quatro horas para ser editada: retirar borrões e linhas desnecessárias, afinar linhas muito grossas, refazer detalhes como os queixos dos personagens... depois, sim, colorir. Para muitos desenhistas, principalmente profissionais, é bico fazer isso, mas para mim, que não disponho de tanto tempo nem de recursos além do meu computador...
E estou agora na corrida para concluir a edição mais desafiadora: a do terceiro crossover (Benjamin Peppe Fanzine # 5 – Benjamin Peppe e Letícia Contra o Lixo [maio de 2013]). Afinal, são 35 páginas no total! E, nesse meio tempo, produzir tiras de Letícia, Bitifrendis e Teixeirão para abastecer os meus blogs, escrever os textos das postagens do Estúdio Rafelipe, produzir páginas de O Açougueiro, um novo crossover entre Letícia e Benjamin Peppe (informação dada em primeira mão: vai ter um quarto crossover, aguardem!)... E, ainda por cima, ler os livros que vou resenhar, consultar meu e-mail e meu Facebook, trabalhar, comer, dormir...
Acabei impondo a mim mesmo uma agenda cruel. Mas nada se consegue sem sangue, suor e dores na coluna. Vamos levando...
Tudo HQB para vocês.

Até mais!

Nenhum comentário: