sábado, 21 de agosto de 2010

ALMANAQUE METEORO

Olá.
Na segunda postagem da série especial sobre Meteoro, hoje falarei do ALMANAQUE METEORO.
Com dois números publicados até agora, ALMANAQUE METEORO, que sai pelo selo independente Guedes Manifesto (cujo logotipo imita o da Marvel Comics), foi lançado agora, em 2010. Foram dois números até o presente instante.
E é, apesar de não parecer à primeira vista, um material de qualidade. É gibi dos círculos independentes - afinal, é o elemento de onde Roberto Guedes, o editor, veio - , mas foi impresso com muita qualidade. Não sei se estou me expressando bem, mas é isso que eu posso dizer sobre estes dois gibis: faz jus ao nome Almanaque, com uma miscelânea de quadrinhos, matérias sobre o mundo das HQ e outras informações. Me faz lembrar da finada revista Master Comics, lançada por volta de 1995 pela editora Escala, que também trazia uma miscelânea de HQs e matérias informativas sobre HQ e cultura pop. Da Master Comics tenho o número 3.
Bem. Vamos por partes, agora.

ALMANAQUE METEORO no. 1
Lançado no outono de 2010.
A estrela deste gibi é o herói Meteoro, e mais uma vez reformulado por Guedes. É aqui que o herói mudou o nome de seu alter-ego de Ric Marinetti para Roger Mandari. E a primeira história traz uma nova origem para o herói, mas com alguns elementos das histórias anteriores do herói - como a da primeira aventura, publicada em 1992. Nessa nova origem, Roger Mandari continua sendo o mesmo adolescente rebelde com talento para atrair encrencas - ele mora com os avós, pois é desprezado pelo pai, o mal-humorado César Mandari (até este personagem mudou o nome), editor do jornal Manifesto Diário (nada é por acaso - entenderam as referências?). Bom, na nova origem, Roger encontra o "Fantasma Encapotado" (como Mandari o apelida), um espírito que faz parte de uma sinarquia universal que cria um "grande maligno" para destruir a Terra, por causa de tudo o que o homem fez a ela; porém, este fantasma, arrependido, escolhe Mandari para ser o Campeão do Bem. E Mandari recebe o Poder do Meteoro ao ser atingido por um meteoro mandado pelo fantasma. E, na primeira missão, Meteoro precisa salvar o próprio pai, que está prestes a ser morto por ordens de um misterioso chefão do crime. Roteiro de Roberto Guedes, desenhos de Aluísio de Souza e arte-Final de Júlio César Zvir - a arte tem nítida influência no estilo mangá, talvez não de propósito.
As outras histórias desse número são: Encontros, história curta de Bira Dantas, que retrata o encontro dos músicos Egberto Gismonti e Herbie Hancock; Amor Bandido, uma história do super-herói Mylar (criação do falecido mestre Eugênio Colonnese), escrita por Roberto Guedes e desenhada pelo também mestre Emir Ribeiro, o criador da Velta (por isso tem tudo para dar certo! Conta ainda com a participação dos outros personagens de Colonnese, além do próprio, em rápidas aparições!); O Ídolo de Pedra, uma história ao estilo Conan, escrita e arte-finalizada por André Valle e com desenhos de Paulo César (a história mais incrivelmente detalhada da edição, que funcionaria melhor se fosse colorida, pela grande quantidade de detalhes); Forças Aliadas, escrita e desenhada por Carlos Henry e artefinalizada por Márcio Correa, traz um crossover autorizado dos heróis Capitão 7 (cujos direitos autorais pertencem à família do ator Ayres Campos, intérprete do programa original dos anos 50 produzido pela TV Record) e Fantasticman (criação do mestre Tony Fernandes), trazendo, além de uma aventura, uma mensagem aos quadrinhistas brasileiros sobre a necessidade de aliar forças; e, finalizando, uma HQ hilária do Meteoro produzida por Márcio Baraldi, o criador do Roko-Loko e Adrina-Lina. Todas as histórias (com exceção das de Bira e Baraldi) foram letreirizadas por Bruno Zório. O gibi é completado com matérias: duas entrevistas, uma com Oscar Kern, o editor do lendário fanzine Historieta, concedida a Paulo Ricardo Abade Montenegro antes da morte de Kern, em 2008; e a outra com o mestre argentino Rodolfo Zalla, concedida a Roberto Guedes; e as matérias de César Britto sobre o "caso Zé Fraude" das revistas Disney no Brasil; e o Giro de Mercado, de Gérson Fasano, com dicas para quem gosta de procurar gibis raros nos sebos. Imperdível!
ALMANAQUE METEORO no. 2
Lançado no inverno de 2010.
Continuando a "devastação" que pretendem perpetrar nos círculos independentes, ALMANAQUE METEORO 2 continua com todo o gás! A série do Mascarado Voador Meteoro continua, e desta vez conhecemos o chefão do crime, o Encapuzado - que ordenou a morte de César Mandari, pai de Roger, no outro número - que quase aconteceu, se não fosse a intervenção do "Fantasma Encapotado". Desta vez, Meteoro combate seu primeiro inimigo: Chino, o Executor, um grandalhão cheio de truques que recebe ordens do Encapuzado para eliminar, de uma só vez, César Mandari e Meteoro - tido como "guarda-costas" do jornalista. O roteiro continua sendo o de Guedes, e a arte ainda é de Aluísio de Souza e Júlio César Zvir. Pra que mudar?
As outras HQs da edição: O Patrulheiro Audacioso, nova criação de Roberto Guedes desenhada por Aluísio de Souza (com arte-final de André Valle), traz um policial que faz verdadeiras diabruras com sua moto na hora de caçar os bandidos; a história de terror O Último Vampiro, escrita por André Valle, desenhada por Leopoldo Alves e arte-finalizada por Marcel Marcioni; mais um herói criado por Guedes, Zan-Garr da Valakia, um cigano que vive aventuras no tempo do Império Romano, estréia com a aventura A Rocha, desenhada por Paulo Cerqueira. Todas as histórias com letras de Bruno Zório. Completam as edições as matérias: sobre os quadrinhos da série Star Trek - Jornada nas Estrelas, por Sandro José dos Santos; a longa matéria de Roberto Guedes sobre a trajetória dos quadrinhos no Brasil, onde ele relata alguns dos principais eventos da tortuosa história da arte em nossa terra, citando muitas das mais importantes contribuições dos artistas brasileiros à arte; uma matéria de César Brito sobre a solução que a Editora Abril encontrou para resolver o problema causado pelo incêndio da gráfica que imprimia os gibis do Pato Donald, em 1959; e uma nova matéria de Gerson Fasano dirigida aos colecionadores, desta vez falando dos gibis de Dico, o Artilheiro, série criada na argentina por Alfredo Grassi e José Luis Salinas sobre futebol. Mais imperdível ainda!!!
Adquira já os dois exemplares, autografados! Cada número custa R$ 5,00, e pode ser adquirido através do e-mail: guedesbook@gmail.com. Ou visitem o blog do Guedes: http://guedes-manifesto.blogspot.com/.
Tá Falado! (brincadeira...)
Como ilustrações minhas, fiz duas: uma do Meteoro e outra do Mylar, o Homem-Mistério, que muitos dizem ser um E. T..
Na próxima postagem: resenharei a edição especial Almanaque de Quadrinhos, da Editora Escala, com mais uma HQ do Meteoro. E as novidades do mercado!
Até mais!

Nenhum comentário: