domingo, 15 de agosto de 2010

Com vocês, A TURMA DO GABI!

Olá.
Hoje, vou falar de quadrinhos - porém, esta é uma postagem recomendável às crianças. Porque hoje falarei de um quadrinho infantil muito conhecido.
O gênero infantil, hoje, está em decadência em todo o mundo - o perfil do leitor de HQ mudou, e o público hoje exige mais dos quadrinhistas. Querem qualidade acima de tudo. E as HQ deixaram de ser "coisa de criança" desde meados dos anos 60 do século XX.
Bem: no Brasil, o único gibi infantil expressivo que ainda faz sucesso nas bancas, todo mundo sabe, é a Turma da Mônica de Maurício de Souza. Longe se vai o tempo em que os leitores mirins tinha muito mais opções nas bancas: além da mônica, tínhamos Menino Maluquinho, Turma do Arrepio, os gibis mensais da Luluzinha e do Bolinha, Xuxa, Os Trapalhões, Sérgio Mallandro... enfim.
Bem, neste fim de década de 2000, a Turma do Arrepio foi relançada pela editora As Américas; a editora HQM lançou, por breve período, o gibi de Xaxado; mas continua reinando absoluta nas bancas a Mônica, nas versões infantil e jovem. Luluzinha, agora é Luluzinha Teen - e totalmente afastada do conceito original. Outros gibis infantis lançados recentemente não resistiram ao terceiro número.
Chega de lamúrias, agora, Agora, faço uma pergunta a vocês: vocês sabem quem é Moacir Torres? Não?
Se vocês verem a seção de gibis infantis das bancas de revista, podem ver as inúmeras revistinhas de atividades, em formato grande e com poucas páginas, repletas de passatempos e cenas para pintar. Pois é: este é o universo de Moacir Torres, o criador da TURMA DO GABI.
Torres nasceu em Agudos, SP, em 1957, e atualmente reside em Indaiatuba (SP), de onde coordena as atividades de seu estúdio, a EMT - Estúdio Moacir Torres, que produz e distribui material infantil para diversas editoras, como a Escala e a Minuano. Já trabalhou como artefinalista para diversas editoras, como a Abril, a Globo, a Três e a Ninja. Também já publicou trabalhos em diversas páginas infantis de jornais brasileiros. Saiba mais sobre a trajetória de Moacir Torres no site: http://sites.google.com/site/zinebrasil02/moacir_torres.
Sua criação máxima, a TURMA DO GABI, data de 1975, e já estrelou diversas revistas de atividades e gibis, além de livrinhos infantis. O traço do artista revela para que tipo de público ele trabalha.
Para conhecer melhor o trabalho de Torres, visitem os sites dele: http://turmadogabi.blogspot.com/. O blog antigo, http://blogdaturmadogabi.zip.net/, continua ativo.
Recentemente, em 2009, Torres publicou um gibi da TURMA DO GABI pela editora Júpiter II, de José Salles. Até agora, já saíram duas edições - e são estas que vocês estão vendo aqui, ilustrando a postagem. A primeira é de junho de 2009; e a segunda é de março de 2010.
Gabi, um menino aparentemente normal - como toda criança que se preze - é apenas um da longa lista de personagens criados por Torres, e que têm historinhas nesses dois gibis. As histórias de Gabi e seus amigos exploram bem o mundo das crianças, cheio de brincadeiras e anseios infantis.
Fazem parte da turma do Gabi também: o cachorrinho dele, Fred; sua amiga, a menina Geninha; o também amigo Sérgio Bacana, um garoto dentuço e cheio de ideias, e seu bonezinho falante Chapinél; Lorenço, um caipirinha meio preguiçoso, e seu porquinho de estimação, Fuça-Fuça; o palhacinho Piruquinha; o gato Malucats; e até um super-herói ecológico, Papo Amarelo.
As duas edições dos gibis da Júpiter II trazem, além das historinhas bem boladas e no traço característico de Torres, páginas de passatempos. Claro, gibi infantil não é gibi infantil se não tiver as páginas de passatempos. Ressalva é que os gibis são em preto, branco e tons de cinza, com capa colorida - aparentemente, as historinhas originais são coloridas.
Cada gibi custa R$ 3,00. Para adquirir, contatem José Salles, no e-mail smeditora@yahoo.com.br. Saibam mais em http://jupiter2hq.blogspot.com/.
Para encerrar, ela: Letícia! E trazendo com ela um novo personagem: seu gatinho de estimação, Gatudo, um personagem anteriormente criado que resolvi reciclar para o universo da minha personagem. Eis aqui as quatro primeiras da nova série da personagem.

E, se o povão quiser, começo a negociar um gibi de Letícia!
Até mais!

Nenhum comentário: