segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dois blogs apaixonantes!

Olá.
Hoje, vou recomendar a vocês dois blogs, ambos descobertos meio que por acaso.

O primeiro (por prioridade) é o HQ Quadrinhos, do piauiense Bartolomeu Martins, o Lancelot. Trata-se de um trabalho louvável, o do cara: ele resgata personagens brasileiros de quadrinhos e faz uma ficha com dados sobre esse personagem. O mais curioso: as fichas com os personagens dos quais ele fala são acompanhadas de uma ilustração dele do herói! Assim como eu, que também gosto de desenhar heróis no meu traço!
No blog dele, ele já montou fichas de inúmeros heróis brasileiros, antigos e recentes: lá tem fichas da Velta, do Raio Negro, do Capitão 7, do Capitão Aza, do Garra Cinzenta, do Meteoro... estes são só os heróis brasileiros mais conhecidos. Há outros heróis bem antigos, como Anjo, Escorpião e Capitão Gralha; outros não muito conhecidos, como Cavaleiro Escarlate e Fantar; e alternativos, que estrelaram nos círculos independentes, como Necronauta, Sideralman e Topman. E também personaagens que não seriam propriamente dito heróis, como Maria Erótica. E vocês podem ver, também, que o Brasil tem certamente muita criatividade na hora de criar heróis, sim senhor!
Mais: no blog dele, também está disponível, para download, o Catálogo de Heróis Brasileiros, em formato PDF e com apresentação do quadrinhista e pesquisador JJ Marreiro, o criador da Mulher Estupenda que também tem ficha no blog e no catálogo). Nele, estão resumidas fichas com muitos dos heróis que ele já falou - porém, como o blog ainda recebe fichas novas constantemente, será inevitável um segundo volume. Boa fonte de pesquisa para curiosos pelos quadrinhos nacionais e pesquisadores.
Parabéns pelo trabalho, Lancelot! Você ganhou um fã!
A seguir, como intervalo: vale a pena ver de novo. Republicarei três ilustrações de heróis brasileiros publicadas aqui anteriormente - apenas para efeito de amostra. Os ^quatro têm ficha no blog do Lancelot.


O segundo blog de hoje também descobri por acaso, e acabei me apaixonando: é o blog da Ila Fox. Artista paulistana, Ila Fox desenha, num estilo mangá, quadrinhos e ilustrações sobre sua vida, com seus gatos, seu marido e suas manias. Ou seja: igualzinho à Samanta Floor, do Cornflake!
Não é só isso: Ila Fox (seu primeiro nome é assim mesmo) também produz caricaturas, lembrancinhas em forma de boneca de vestir e convites de casamento em quadrinhos (se não é novidade, pelo menos é inusitado - pelo menos, eu nunca tinha visto convites de casamento em quadrinhos!)
O traço dela é muito bonito, mesmo. Vale a pena conhecer! http://www.ilafox.com/.
Falando em Cornflake, o site da Samanta Floor mudou de layout, e agora permite feeds! Confiram também!
Até mais!

2 comentários:

Lancelot disse...

Grande Rafael

Espetacular seus comentários em seus posts... São verdadeiras críticas literárias, com abordagens maduras e sinceras. Meus parabéns pelo formato imparcial de suas resenhas. Muito bom! Quanto a mim, Lancelott, fico envaidecido pelos seus comentários, sou só um apaixonado por quadrinhos... Muito grato mesmo pela matéria e a citação de meu trabalho. Grato.
Lance

Ila Fox disse...

Olá!

Obrigada pela indicação do blog! fiquei super feliz! :-D

Beijocas da Ila Fox