quarta-feira, 19 de março de 2014

Saga informática

Olá.
Nesses últimos dias, aindei meio ressabiado, por conta do meu computador, o meu inseparável companheiro de blog. Afinal, é com o computador que edito este blog. Bem, infelizmente não deu pra resistir por mais tempo: a minha CPU ficou inutilizada. Tive de comprar outra. E agora estou me acostumando a este sistema novo.

Esses acontecimentos me fazem refletir sobre minha convivência com a informática. Eis aqui, na ilustração abaixo, uma representação pictórica aproximada (desenho meio de memória) de todos os equipamentos de informática que tive.
Eu sou da geração que viu a ascensão e o apogeu da informática como conhecemos hoje. Por volta dos 14, 15 anos, tive curso de informática, e o sistema operacional mais avançado ainda era o Windows 98. Foi quando entrei para a faculdade, em 2003, que criei minha primeira conta de e-mail. E, até a minha formatura, em 2008, meus contatos com a internet, os computadores e recursos de edição de texto se limitavam aos computadores alheios.
Foi em 2008 que ganhei meu primeiro computador (figura 1), que eu podia chamar de meu. Não lembro agora as configurações da máquina, isso não é relevante pra mim, afinal não costumo usar o computador para jogar, uso para acessar internet, editar textos e colorir meus desenhos.
Bem. foi por volta de maio que ganhei o computador, mas foi só no dia do meu aniversário, em julho do mesmo ano, que ganhei meu primeiro modem de internet (figura 2), que me permitiu acessar internet. Mas, para criar o blog, em setembro de 2008, só faltava uma coisa: um scanner, coisa que não veio com minha máquina. Ganhei uma multifuncional usada, da minha irmã, e daí,m para jogar meus desenhos no computador e criar o blog, foi um salto.
O que posso dizer é que meu computador resistiu bravamente durante cerca de seis anos incompletos. Foi para o conserto quatro vezes, nesse período, por falhas na inicialização, troca de sistema operacional... Mas já estou no quarto modem.
A primeira troca de modem ocorreu por volta de 2010. O primeiro praticamente queimou, e tive de adquirir outro (figura 3).
Nesse meio-tempo, depois que arranjei meu primeiro emprego como professor, resolvi comprar uma máquina auxiliar, e, aproveitando um programa de financiamento de notebooks para professores, resolvi comprar um (figura 4). Até hoje, meu notebook tem sido minha máquina auxiliar. Continua funcionando, e uso para escrever textos longos, provas escolares e alguns artigos mais longos que publico no blog. Uma medida que se tornou necessária depois que os defeitos no computador e no modem se tornaram ameaças mais frequentes ao bom andamento dos trabalhos. E é no notebook onde hoje armazeno arquivos de vídeo. Mas o PC é que tem sido minha principal ferramenta de trabalho. Desse não abro muito a mão.
Falando em modem, ao todo foram quatro nestes quase seis anos. Depois da quebra do primeiro, o consumo de roteadores se deu à média de um por ano, pra mais ou pra menos. (os outros dois foram os da figura 5 e 6, sendo este último o atual). Ah: de vez em quando, ligo o notebook ao modem para acessar internet, atualizar programas...
Depois da instalação do atual modem, é o computador que começou a dar problemas de desligamento frequentes, por isso aprendi a, tão logo escanear e editar meus textos e desenhos no computador, guardá-los imediatamente no pendrive. É o periférico que mais tem me demandado cuidado: perdendo o pendrive, praticamente perco tudo. Por isso, fica sempre bem guardado.
Fora os desligamentos, o computadfor funcionava normalmente. Nesse meio tempo, tive de substituir o teclado (figura 7), que deu defeito.
Até que, de repente, o computador parou de funcionar. Chamei de novo a assistência técnica, mas não tinha mais como resolver a situação. Não havia como resolver o problema das reinicializações inesperadas. O jeito foi adquirir uma CPU nova (figura 8). Se me perguntarem as configurações da máquina atual, vou ficar devendo - ainda não decorei. E, como disse, isso é irrelevante pra mim agora.
Este post marca a mudança: é o primeiro feito neste computador.
Costumo aprender muito com meus erros. Os que não lembram o passado, estão condenados a repetí-lo. E, desde os primeiros defeitos com meu computador, nunca mais tenho descuidado dessas máquinas. Perdendo uma delas, perco tudo. Por isso, não costumo entrar em qualquer farra: cuido dos sites onde entro e raramente faço compras pela internet.
E por que estou escrevendo isso para vocês? Bem, só para não deixar este blog muito parado. Não que tenha importância para vocês, mas, de repente, vocês podem se identificar com os problemas que tive.
Até mais!

Nenhum comentário: