quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

LULUTEEN 5 : o retorno!

Olá.
Hoje, vou falar novamente da série LULUZINHA TEEN.
Neste mês de fevereiro, a controversa série inicia sua terceira temporada. Mas vou falar é da segunda temporada, que eu não falei até agora. Porquê? Eu tinha parado de comprar a série após o quarto número. No entanto, voltei atrás agora em janeiro: comprei as cinco edições da segunda temporada de uma só vez. Cinco, sim: quatro da temporada normal, e um especial, "Depois do Crepúsculo", que foi lançado junto com o número 7. Foi bom que as edições de cada temporada permaneçam nas bancas até o final dela...
Bem. Já que eu comprei e li de uma só vez a segunda temporada, vou falar da série quase que de uma só vez. Começarei pelo número 5, lançado em outubro de 2009.
Para quem ainda não conhece a série, LULUZINHA TEEN é um projeto desenvolvido aqui no Brasil. Numa linha similar à Turma da Mônica Jovem, o roteirista Renato Fagundes e o estúdio Labareda Design transformaram a turma da Luluzinha, o clássico quadrinho de Marjorie H. Buell criado em 1935, em adolescentes. Pior: em estilo mangá! Os gibis são publicados pela editora Pixel Média, selo da Ediouro.
Bem. Na temporada passada, Luluzinha e seus amigos correram grandes perigos por causa de um grupo "terrorista", que praticava atentados na cidade - o objetivo era chamar a atenção para a questão ambiental de Liberta, a cidade onde vivem os personagens. Luluzinha, Bolinha, Glorinha, Alvinho e Aninha estiveram à mercê de um empresário maluco, que queria explodir a cidade. Felizmente, conseguiram salvar a cidade.
Bem. A temporada começa bem: Luluzinha está pimpona atualizando seu blog, e mais ainda quando se tornou colunista da revista Atrevida (e não é ficção: é verdade mesmo!); Bolinha continua com sua banda de rock, a Loki, e num namoro firme com Rosa, a vocalista da banda; Glorinha continua fissurada em moda, mas muito feliz por ter conseguido um estágio no birô de estilo do shopping center de Liberta - depois de ter entrado numa encrenca por causa de um cartão de crédito - e por ter se entendido com Leon, o diretor da escola Inova - um mal-entendido envolvendo o professor quase destruiu a amizade entre Lulu e Glorinha; Alvinho, o surfista da turma, não está muito feliz, pois em breve ele começa a estudar em um colégio particular - decisão de seus pais, depois da encrenca em que se meteu na temporada anterior; e Aninha, fissurada em videogames, cada vez mais imersa no mundo virtual de Katana - após conquistar o Anel do Vazio, ela ganhou a liberdade de expandir o mundo do jogo como quiser. O grupo também inclui uma trupe de personagens novos, criados especialmente para a série: além de Rosa e Leon, temos Jet, Mozz, Lila, Angie e Jasmim. Sem falar de Carequinha (agora chamado Iggy) e Carlinhos, o primo pestinha do Bolinha, que agora ficou enorme!
Bem. Feitas as apresentações...
A história começa quando o grupo se dirige para um famoso festival de rock na zona rural da cidade - onde a Loki vai tocar. A turma consertou um velho ônibus e se mandou para lá - quem dirige o veículo é seu Lauro, o avô de Alvinho.
Mas a viagem não é tão tranquila quanto se esperava. Porque o grupo acaba cruzando com uma gangue de motoqueiros da Zona Norte da Cidade - liderados por Zico, o líder do clube antagonista do Clube do Bolinha, lembram? Mas agora, o grupo se chama Zangões da Zona Norte. E até o Zico acabou repaginado, vejam vocês! Nesse encontro, quem resolve a situação e salva o grupo de um ataque dos Zangões é o seu Lauro.
Porém, mais adiante, um acidente com uma ponte separa o grupo - Lulu, Glória, Bolinha e seu Lauro precisam agora contar com a ajuda de Zico para conseguirem chegar ao festival. E passando por perigos tenebrosos na estrada... e ainda tendo o encontro com um artista desaparecido.
Em relação à temporada anterior, a nova edição deu uma melhorada. Na arte, quero dizer, que ganhou mais dinamismo. A história tem bons lances de ação, mas algumas idiossincrasias - o espetacular salvamento da Lulu que Zico, sobre uma moto, faz sobre as pilastras da ponte, ficou bastante irreal. Nem no cinema a gente consegue ver algo assim! Quer dizer, algo assim a gente só consegue ver nos animes japoneses!
Mas LULUZINHA TEEN 5 mantém o pique da série. E a interatividade com o público, também. Desde a edição 5, Luluzinha têm pedido sugestões aos leitores para incrementar a série: desde sugestões de cenários e detalhes para incrementar o mundo de Katana, histórias de escola, fotos e textos sobre moda e letras de música para a banda Loki. Ah, sim: faz algum tempo, o site da Loki está no ar! É: http://www.bandaloki.com.br/. E o e-mail da Lulu para sugestões é: luluteen@ediouro.com.br. O blog da Luluteen continua o mesmo: http://www.luluteen.com.br/.
A historinha também conta com a participação - ainda que idiossincrática - da banda Forfun. É a primeira participação de uma personalidade real nas histórias da Luluteen desde a participação da cantora Pitty, no primeiro número da revista. E mais pra frente tem mais...
Para encerrar, mais um desenho baseado em LULUZINHA TEEN. Este é o primeiro de uma série que mostra os personagens principais ladeados por alguns dos coadjuvantes da série. O primeiro mostra Lulu ladeada por Jet e Zico.
Na próxima postagem: o número 6.
Até mais!

Nenhum comentário: