sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SANDLAND - demônios, velhos e máquinas

Olá.
Hoje vou falar novamente de histórias em quadrinhos. Este eu comprei há algum tempo atrás em Santa Maria.
Trata-se de SANDLAND, um mangá de volume único, escrito e desenhado por ninguém menos que Akira Toriyama.
Toriyama é conhecido por Dragon Ball, simplesmente o mangá mais vendido de todos os tempos. Mas não é sua única obra de prestígio. Ele também é conhecido pela série humorística Dr. Slump. Mas há tempos Toriyama firmou-se como um dos melhores mangakás de todo o mundo, dono de um estilo particular, tanto de desenho como de humor. No desenho humorístico ele simplesmente arrasa.
Bem. SANDLAND faz parte do conjunto da obra de Toriyama que a editora Conrad lançou aqui no Brasil. Além de Dragon Ball (a primeira mais a fase Z, publicada em dois formatos no Brasil: no formato gibi e no formato livro), a Conrad lançou ainda, de Toriyama: Dr. Slump (publicação interrompida na metade, aqui), Marusaku (3 volumes), Nekomajin, Kajika, Cowa e, é claro, SANDLAND.
SANDLAND foi lançado no Japão em 2000. No Brasil, foi publicada em 2006.
A história de SANDLAND envolve os característicos elementos fantásticos da obra de Toriyama, combinado com o preciosismo em desenhar máquinas. A história foi definida pelo autor como "uma história sobre velhos e tanques de guerra" e, em doze capítulos, Toriyama traz uma espécie de mensagem ecológica e social bastante exemplificada e elucidativa.
A história se passa num futuro incerto, quando a humanidade acabou reduzindo a superfície terrestre a um pequeno espaço desértico e árido. A sobrevivência tornou-se um problema tanto para os homens quanto para os demônios, que precisam pagar caro pela água potável, que está sendo controlada pelo governo. A história se passa 50 anos depois de uma cruenta guerra, que resultou numa grande explosão que dizimou muitas pessoas e aldeias próximas.
É nesse contexto que conhecemos Beelzebub, o príncipe dos demônios, que, junto com seus companheiros demônios, assalta os veículos do exército para roubar água. Até mesmo os demônios estão sofrendo com essas intempéries, e desde já deve-se esclarecer que os demônios da série são muito diferentes dos quais estamos acostumados a imaginar. Peguemos Beelzebub como exemplo: ele se diz mau, mas na verdade não chega a tanto - mas também não chega a ser bonzinho. Ele parece mais um garoto rebelde, e em toda a série ele não comete "maldades".
Bem. Nisso, chega à cidadela dos demônios um velho xerife humano, que identifica-se como Lao, que pede ajuda aos demônios para localizar uma lendária fonte de água conhecida como "fonte dos sonhos". Como a maioria das pessoas, Lao não aguenta mais ter de se submeter ao governo para conseguir água. Beelzebub aceita acompanhar Lao em sua busca, em troca de um videogame oferecido pelo xerife. Com os dois, vai Thief, um velho demônio especialista em roubos, para vigiar o príncipe.
Durante a jornada de Beelzebub, Lao e Thief, os três cruzam com bandidos, monstros e com o exército da nação. Numa ação espetacular, Lao consegue surrupiar um tanque de guerra. E com ele, os três continuam sua jornada, que continua cheia de surpresas.
Para começar, os três defrontam-se com um estranho avião que transportava um enorme tanque de água. O avião é abatido, graças à enorme força de Beelzebub e à perícia de Lao, que já havia sido militar.
Lao acaba descobrindo, através de Thief, a verdade sobre a grande explosão. Ela havia sido provocada quando o exército tentou destruir uma máquina que um povo, os Pitch, estava desenvolvendo - achava-se que era uma arma de destruição, mas na verdade era uma máquina de extrair água. Assim, a destruição dessa máquina era um plano do exército, então comandado pelo maléfico general Zeu, para controlar a água. E Lao foi o comandante da operação que resultou na grande explosão, mas sobreviveu e passou a viver escondido.
Lao - cujo nome não é esse - , ao descobrir a verdade, resolve tomar a expedição como um assunto pessoal. Ainda mais quando sabe que Zeu está vivo, mas vivendo como um ciborgue. Os dois possuem contas a acertar. E Beelzebub resolve ajudar, pois pressente que há mesmo algo errado em toda essa história.
Mais tarde, acabamos descobrindo que Lao, na verdade, é um general famoso chamado Shiva. E mais surpresas vem em toda a história até o final surpreendente...
Outros personagens importantes da obra são o general Ale, inicialmente perseguidor de Lao-Shiva, mas que muda suas atitudes ao se deparar com a verdade; e os bandidos conhecidos como Swimmers, composto pelo pai e pelos filhos Pike, que pode enxergar a longa distância, Shark, que pode correr a grande velocidade, e Guppy, o gordão e gigantesco atirador pesado. Mas esses poderes não são grande coisa comparados aos de Beelzebub, que, além de superforça, também pode correr e enxergar a grandes distâncias, pode se comunicar com Lao-Shiva através da mente e pode, em momentos de grande raiva, explodir o que estiver ao seu redor.
A série não apenas possui o traço característico de Toriyama. Tem ação, mistério, aventura e humor. Quer dizer, o humor aqui é mais sublimado; o foco desta aventura é mesmo a ação. E com grandes momentos, como a batalha entre os tanques de Ale contra o tanque de Lao-Shiva, ou a perseguição de Beelzebub aos Swimmers no deserto, ou mesmo a batalha entre Beelzebub contra o homem-inseto de Zeu... Um dos momentos mais bem humorados é quando percebemos um lado "pervertido" de Lao-Shiva, que pendura numa parede do tanque uma foto de uma atriz sexy...
Toriyama mostra que possui grande propriedade para desenhar máquinas - seu ponto alto são os tanques de guerra, apesar de ele confessar, no prefácio do volume, que "era mais difícil" do que imaginava.
E SANDLAND ainda prima pela mensagem ecológica, que alerta sobre os riscos de uma falta de água no futuro. Também versa sobre as consequências nefastas dos interesses mesquinhos, representada pela figura do general Zeu. E, no fim, quem é pior: os homens ou os demônios?
Apesar de ser uma obra pós-Dragon Ball, Toriyama mostra que os onze anos que dedicou à série não o "fritaram" completamente; ele continua em grande forma, e pronto para continuar surpreendendo os fãs.

O DESENHO DE HOJE
E, para encerrar, mais uma ilustração de Letícia!
Ultimamente, tenho assistido a muitos desenhos animados infantis. Por causa de meu sobrinho mais novo, que assiste esses desenhos quase o dia todo. Uma forma de mantê-lo calmo enquanto minha mãe e eu cuidamos das tarefas da casa. Se não é na TV, é no DVD. E, nesse caso, e tome A Casa do Mickey, Mini Einsteins, Backyardigans, Xuxa Só Para Baixinhos...
Bom, foi daí que tirei a idéia. Me ocorreu uma idéia de uma historinha em que a Letícia e seus amigos brincam de Backyardigans. Sabe, os cinco bichos de computação gráfica que brincam, no fundo do jardim de suas casas, de cowboy, de pirata, de náufrago... Um dos maiores sucessos do canal Nickelodeon. Bem, eis aqui um teste: o Gustinho vestido de Pablo, a Letícia de Tyrone, a Simoninha de Uniqua, a Aristéia de Tasha e o Manél de Austin.
Se der certo, talvez saia um arco de tiras com essa idéia um tanto maluca...
Até mais!

Nenhum comentário: