sábado, 20 de fevereiro de 2010

LULUTEEN especial - Depois do Crepúsculo

Olá.
Para concluir a série especial sobre a segunda temporada de LULUZINHA TEEN, vamos descer um pouco o pau.
Em dezembro de 2009, concomitante a edição 7, foi lançado pela mesma editora Pixel Media um especial da personagem, de tiragem limitada: DEPOIS DO CREPÚSCULO. O formato da edição é diferente dos demais - é maior - , é impressa em papel couché, e é totalmente colorida - enquanto que as outras edições de LULUZINHA TEEN tem apenas algumas páginas coloridas, e o restante em preto-e-branco. Por isso, essa edição tem o preço mais alto: R$ 8,90.
Fora a qualidade do projeto gráfico, DEPOIS DO CREPÚSCULO é uma das revistas mais oportunistas já lançadas no mercado brasileiro. Só olhando a capa, é possível saber por quê: a história foi feita para aproveitar a onda da série Crepúsculo. Claro! Já que na mesma época, Lua Nova, a segunda adaptação dos livros de Stephenie Meyer, chegava aos cinemas.
A história foi escrita por Renato Fagundes e Julia Spadaccini; a arte é do estúdio Labareda Design. E trata de acontecimentos ocorridos entre a primeira e a segunda temporadas.
Assim: durante uma representação teatral ocorrida na escola - protagonizada por Lulu, Alvinho e Aninha e justamente uma peça com vampiros - , ocorre um acidente, que quase vitima Lulu. Ela é salva por um misterioso garoto, chamado Vinícius, que por acaso estava ali assistindo a peça.
De cara, Vinícius se interessa por Lulu, chamando a atenção do pai do rapaz e de um misterioso homem que acompanhava os dois. E eles pedem ao pai de Lulu para levá-los à festa de aniversário de Vinícius.
O rapaz mora numa misteriosa cidade chamada Aurora. E, junto com Lulu, vai Glorinha. E de limusine. Bolinha não está gostando nada da história, e resolve obter informações a respeito: e descobre, através de uma pesquisa na internet, que Aurora é um abrigo de... adivinhem! Criaturas como vampiros e lobisomens!
E se vocês até aqui já adivinharam que Vinícius, seu pai e o homem misterioso SÃO vampiros, acertaram! O caso é que Vinícius, apesar de ser um pouco parecido com Robert "Edward" Pattinson (não é mera coincidência), não sabe que é um vampiro, e nem que seus pais não são seus pais de verdade. E eles tem um motivo para trazer Lulu para Aurora: se Vinícius sacrificar uma moça antes da meia-noite, pode livrar a cidade de uma maldição que paira sobre ela há séculos. Ou pelo menos é o que os próprios habitantes da cidade acreditam.
Lulu e Glorinha nem desconfiam disso. Na verdade, todos os seres bizarros se comportam, durante a festa, de um modo natural, mas suspeito. E, mesmo a aparência tenebrosa é tomada como excentricidade dos anfitriões.
E Bolinha, através de um meio inusitado, vai até Aurora salvar as amigas.
Bem, daqui por diante não posso mais contar para não estragar a surpresa. Quer dizer... não que seja agradável essa surpresa, pois não é.
O roteiro da história é bem clichezão e cheinho de bobagens que a gente já viu antes. Tem até o velho argumento de luta entre bem e mal, o amor vence, etc. Mas o mérito é que, na construção das criaturas de Aurora, a mitologia foi até respeitada - a tenebrosa mãe de Vinícius, por exemplo, pode se transformar em morcego e hipnotizar as pessoas para se esquecerem do que viram - , bem ao contrário do que fez a Sra. Meyer com seus vampiros e lobisomens. Não tem nenhum momento surpreendente. Ao terminar a leitura, o leitor fica com aquela sensação de "já vi isso antes em algum lugar". Apesar do "fator surpresa": que a verdade sobre os fatos só seja revelada no final da história.
A arte é mais ou menos. Quer dizer, apesar de toda colorida, é muito inferior à da série normal. As cores são chapadas, ao invés do colorido vivo das outras edições; e dá para se notar uma falta de cuidado no traço, apesar de algumas surpresas gráficas. É muito evidente que o trabalho foi feito às pressas, nas coxas. Até o trabalhode balonização deixa a desejar: por exemplo, na página 42, uma fala de Vinícius foi direcionada para a Glorinha!
O que salva mesmo essa edição especial são as 16 páginas especiais ao final da história: nelas constam passatempos, testes e informações e curiosidades sobre os vampiros: sobre Conde Drácula, as características dos vampiros, alguns vampiros famosos do cinema e da TV...
Assim, DEPOIS DO CREPÚSCULO foi a revista mais oportunista já lançada em cima de uma mania mundial. E com um resultado decepcionante.
Mesmo assim, quem comprou a coleção de LULUZINHA TEEN precisa ter a edição na estante, nem que seja apenas para completar a coleção. Afinal, a edição era limitada.
Bem, para encerrar, o último desenho da série especial "personagens de Luluzinha Teen". Trazendo agora Aninha ao lado da amiga real e virtual Jasmim e da skatista Angie, a namorada de Mozz, amigo de Alvinho. Bem, só coloquei a Angie, que é mais relacionada ao Alvinho, aqui, porque não tinha um outro personagem diretamente relacionado com a Aninha - já que o Raio, irmão de Jasmim, não tem uma função importante na segunda temporada. Além disso, não seria justo deixar a Angie, uma das coadjuvantes mais gatas da série, de fora. Já basta eu não ter colocado o Carlão, o primo de Bolinha, nesta série especial.
Ah: e o que está na mão de Aninha é pra ser um laptop fechado - antes que confundam com um livro ou coisa parecida, aqui está a explicação.

Bem, chega de papo furado. Para manter a interatividade com a série, acessem: http://www.luluteen.com.br/.
Até mais!

Nenhum comentário: