terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vacarianos e vacarianas

Olá.
No último sábado, dia 30 de janeiro, foi o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Mas aqui, em Vacaria, RS, foi o dia da abertura do XVIII Rodeio Internacional, o grande evento cartão-postal da cidade. O evento vai até 7 de fevereiro.
Não é segredo que Vacaria tem um dos maiores rodeios crioulos do RS. É a oportunidade em que nós, os vacarianos, podemos atrair muitos turistas, mostrar nossa cidade, divulgar ao mundo a tradição gaúcha.
Logo, visitar o Rodeio Crioulo Internacional, que acontece de dois em dois anos, é como visitar uma verdadeira vitrine do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, um estado muito apegado a suas tradições, e que, defende seu modo de vida com unhas e dentes. Não sem motivo.
Não por isso os cartunistas gaúchos tem essa fama de se dizerem gaúchos e cartunistas. São os que mais defendem os quadrinhos nacionais. Ah, mas estou titubeando, mas só para vocês terem uma idéia.
Vacaria se movimenta bastante em época de rodeio. Afinal, com o afluxo de turistas, a economia da cidade se beneficia.
Mais: Vacaria é a "terra da maçã". O segundo maior produtor de maçã do Brasil. Porém, durante o ano, a economia de Vacaria só engrena em época de safra; depois do fim da safra, a economia da cidade fica paralisada. Conheço muita gente que reclama muito disso. É, tem muita gente que não está satisfeita com a cidade. Com razão. Infelizmente.
Mas há um lado bom agora: a Casa do Povo, o único projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer concluído no RS, está sendo reformado. E ainda bem, né? Há anos que estava abandonado.

Bem, já que falamos de desenho, arranjei um novo trabalho.
Estou fazendo ilustrações para uma nova revista lançada agora, no Rodeio: a Altos da Serra, uma revista de variedades de circulação local.
Um agradecimento ao Vinícius Todeschini, ao Diogo Tesch e ao Rodrigo Bendin por me convidarem a participar desse projeto.
Ao que quiserem conhecer, acessem: http://www.revistaaltosdaserra.com.br/ (momentaneamente, em construção).
E agora, com exclusividade, duas ilustrações que fiz para a revista. A versão colorida vocês podem conferir na revista.
Viva o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria!
Viva o Rio Grande do Sul!
E até mais!

Nenhum comentário: