domingo, 14 de fevereiro de 2010

Trabalhitos de carnaval

Olá.
Já é tempo de carnaval. Mas não ligo. Descobri que não me dou muito bem com som alto, quanto mais com o carnaval. E, para dizer a verdade, nem me interessa ver o carnaval na televisão. Ver não é tão emocionante quanto participar.
Ah, mas não quer dizer que eu odeie o carnaval. Até porque já dei uma contribuição para esta festa há algum tempo atrás. E resgato essa contrinuição agora, de meus arquivos.
Em 2006, quando ainda estava em Santa Maria, o Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria - Quadrinhos S. A., fez uma parceria, através de meu amigo Fabrício Réquia Parzianello, o Bício, com a Casa Treze de Maio, um grupo que atua em campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Foi o Bício que sugeriu essa parceria, ao ver a minha série de cartuns "Somente com Camisinha". Assim, fiquei conhecendo o pessoal da casa Treze de Maio, que incluía a agente de saúde Flávia Costa e o também agente e cartunista Elizandro. Dessa parceria nasceu uma série de folderes que foram distribuídos no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em novembro de 2006. Já havia falado dessa parceria anteriormente aqui no blog.
Mas não se limitou a isso. Para o carnaval de 2007, eles requisitaram um desenho para um leque, que seria distribuído durante o carnaval. Bem, eles pegaram uma piadinha da série e, com o projeto gráfico meu - usei um modelo de leque usado numa campanha anterior, que tinha a forma de uma boquinha - , fizeram um leque colorido. E eu ainda fiz os desenhos do verso do leque, esses sim inéditos, o dos bonequinhos exibindo as plaquinhas com mensagens, cercados pelos logotipos. Tudo pintado a lápis de cor - que na verdade, seria um guia de referência de cores se eles resolvessem fazer o trabalho colorido no computador. Não contava que eles captassem as cores a lápis e usassem no leque. Só não gostei dos motivos das bordas do leque, mas tudo bem. Não eclipsou totalmente o resultado final.
Foi uma parceria feliz. No retorno das férias, autografei leques. E o humor foi uma boa maneira de conscientizar as pessoas sobre a importância de se proteger das DSTs em época de festa, pois é notório que no carnaval tudo seja permitido. "Todo mundo nu" é a palavra de ordem? Não. Nu, não. Com camisinha, pelo menos!
Só uma pena que não encontro, nos meus arquivos, o desenho original, em preto-e-branco, que inspirou o leque...
Com exclusividade, o leque...
... a piada do leque, ampliada para vocês poderem ler...... e o verso do leque.E esta não foi a última parceria do Quadrinhos S. A. com a Casa Treze de Maio. Mais tarde contarei sobre outras parcerias.
Lembrem-se: Camisinha sempre!
MOMENTO VALE A PENA VER DE NOVO
E para concluir, eu publico de novo o folder de 2006. Frente e verso.

Uma colher de chá para aqueles que têm preguiça de procurar a postagem, aqui no blog, na qual menciono esse folder.
Parceria essa que rendeu-me como pagamento uma camiseta.
Bom carnaval para todos! E juízo, hein, meninos e meninas!!
Até mais!

Um comentário:

Fabrício disse...

Foi jóia a parceria mesmo! Legal q haja gente q perceeba o poder de comunicação do cartum e também tua sensibilidade como artista.
Tua série de cartuns caiu como uma camisa-de-vênus no trabalho(eu disse trabalho!) q o pessoal da Casa 13 de Maio estava fazendo.
Como teu "cartola" no projeto e pelo meu engajamento também, também ganhei camiseta. Uso ela por aí, como autdoor ambulante da luta contra a Aids.