segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RAIO NEGRO no. 12

Olá.
Recentemente, recebi uma nova remessa de gibis da prestigiosa editora alternativa Júpiter II, comandada pelo incansável José Salles. Todas elas serão comentadas aos poucos.
E, incluído no pacote, recebi o décimo segundo número da coleção RAIO NEGRO, que traz ao público brasileiro a republicação das aventuras do personagem mais célebre do saudoso Gedeone Malagola.

RAIO NEGRO no. 12
Publicado em fevereiro de 2011.
Os três personagens mais célebres de Malagola - Raio Negro, Hydroman e Homem Lua - fazem esta edição. E há uma terrível constatação: Malagola só produziu três aventuras de Hydroman!!! Todas já foram publicadas nesta coleção: a primeira foi republicada em Raio Negro # 1 (lançado em novembro de 2006), e a segunda no número 6 (maio de 2008). E este número traz a terceira aventura - ao lado do Raio Negro.
São duas histórias neste número: uma do Raio Negro atuando com a ajuda do Hydroman, e uma solo do Homem Lua.
Na primeira aventura, um clássico: A invasão das Estrelas começa quando Hydroman, ao tentar socorrer um avião que cai no mar, encontra uma estranha caixa e uma mensagem do Capitão Op-Art (o "avatar" de Malagola na série e o maior inimigo do Raio Negro). Dentro da caixa, uma grande quantidade de estrelas-do-mar alteradas por um vírus vindo do espaço - na época em que a história foi publicada, aproximadamente 1967, tinha sido lançada a missão Apolo 8, precursora da missão que levaria o homem à lua. Gedeone baseia-se na ideia de que o tal vírus que contaminou as estrelas teria vindo da Apolo 8. E as estrelas, com um comportamento agressivo, multiplicam-se e ameaçam a terra. Somente Hydroman, aliadoao Raio Negro, podem detê-las - e ao louco plano do Capitão Op-Art. Embora as estrelas-do-mar desenhadas por Malagola pareçam mais estrelas de papel, nessa história é desenvolvida a Atlântida onde Hydroman vive, inclusive com a introdução de novos personagens, como o sábio Tynk,que analisa as estrelas e auxilia os heróis. Contou mais aqui o exercício de imaginação de Malagola.
Na segunda aventura, o Homem Lua precisa ajudar o rajá de Ning (um país fictício do extremo oriente) a enfrentar o pirata Idris, que cobra altos tributos da população local. Não será uma batalha fácil para o Homem Lua: além de ter de enfrentar um dos ferozes capangas do pirata, o herói não conta com a ajuda da população local, e corre o risco de ser desmascarado. Homem Lua, acostumado a desmantelar superstições, vê em uma delas - a seu respeito - a sua salvação. Porém, segue o mistério acerca desse herói tido como imortal. Não é tão cedo que teremos a explicação sobre a identidade do Homem Lua!
Completam a edição uma ilustração estilizada do Raio Negro por Marcos Fabiano Lopes (um Raio Negro super-deformed ou "achatado"), outra ilustração estilosa do herói por Diogo Hayashi (que já havia publicado uma ilustração no número 11) e a capa, acima, feita por Wellington Santos, o criador do Vulto.
Para quem quiser conferir, o preço de R$ 3,00 foi mantido. Pedidos pelo e-mail smeditora@yahoo.com.br. Visite também o blog da Júpiter II: www.jupiter2hq.blogspot.com/.
Para encerrar, mais uma ilustração do Raio Negro feita por mim. Desta vez, tentando reproduzir uma de suas batalhas mais célebres: a luta contra o Andróide 7, já mostrada no número 4 desta coleção.
Até mais!

Nenhum comentário: